rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Semana Mundial do Aleitamento Materno 2013 no Algarve

Várias unidades de saúde na região do Algarve dinamizam a Semana Mundial do Aleitamento Materno.


A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) D’Alagoa, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACS) Barlavento, junta-se às celebrações da Semana Mundial do Aleitamento materno 2013 na ação «Apoio Às Mães que Amamentam – Próximo, Contínuo e Oportuno», que decorre entre os dias 7 e 10 de outubro. Durante a Semana está patente uma exposição de testemunhos escritos, de mães que se encontram a amamentar, alusivos ao tema «O que é para si amamentar?», nos corredores e salas de espera da UCC D’Alagoa e UCSP Lagoa na instalação do Centro de Saúde de Lagoa.


No dia 10 de outubro está ainda marcada um encontro de mães que dão a amamentar aos filhos, com o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância do aleitamento materno e incentivar à criação de grupo de mães de apoio à amamentação e eventual apadrinhamento. A sessão está marcada pelas 18:00 horas, na Biblioteca Municipal de Lagoa, e dirige-se à população em geral e às grávidas/casais em particular.


A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar+, unidade integrante do Agrupamento dos Centros de Saúde Central (CS Olhão), realiza conversas com o lema «Próximo, contínuo e oportuno» sobre o aleitamento materno com mães utentes do Centro de Apoio à Vida (CAV), no dia 9 de outubro na Junta de Freguesia de Olhão, e a utentes do Centro de Saúde, encaminhadas pelas Unidades e pelo curso de educação parental, no dia 11 de outubro, às 10:30, na sala de reuniões do Centro de Saúde de Olhão, no âmbito da Semana Mundial do Aleitamento Materno.


Outras atividades desenvolvidas durante essa semana visam promover e dinamizar o Cantinho da Amamentação, através da participação das equipas de saúde das unidades funcionais do Centro de Saúde de Olhão a encaminhar as puérperas para marcação de uma primeira consulta no Cantinho a todas as puérperas que autorizem.


As ações passam também pela sensibilização da comunidade educativa do concelho de Olhão com, por exemplo, atividades com crianças dos 3 aos 5 anos em 24 turmas de oito Jardins de Infância do concelho, divulgação da informação relativa à SMAM para a comunidade educativa através de informação enviada aos professores Coordenadores de Promoção e Educação para a Saúde dos agrupamentos de escolas do concelho.


No dia 11de outubro, pelas 11:00 horas, na Biblioteca Vicente Campinas em Vila Real de Santo António, a UCC Santo António de Arenilha, unidade integrante do ACES Sotavento, em parceria com a Câmara Municipal de VRSA, realiza uma Sessão de Educação para a saúde dirigida à população com o intuito de esclarecer o público sobre as vantagens do aleitamento materno.


Objetivos da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2013


Programa UCC Olhar+ Conversas com mães

Voltar
RSE - Area Cidadão