Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Seminário «Crescer com afecto…» da 2ª Semana do Bebé de Olhão juntou especialistas nacionais e internacionais na área da saúde mental infantil

mesa_semana_bebe_olhao_7.jpgEspecialistas na área da saúde mental infantil nacionais e internacionais participaram esta segunda-feira, 14 de Junho, no auditório municipal de Olhão no Seminário «Crescer com afecto…», inserido na 2ª Semana do Bebé de Olhão, organizada pelo Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) da Unidade Funcional de Olhão (ACES Central), que decorreu entre 7 a 14 Junho no concelho de Olhão com a realização de várias actividades com o objectivo de sensibilizar as famílias e a comunidade para a promoção da saúde mental infantil.

 

mesa_semana_bebe_olhao_7.jpgEspecialistas na área da saúde mental infantil nacionais e internacionais participaram esta segunda-feira, 14 de Junho, no auditório municipal de Olhão no Seminário «Crescer com afecto…», inserido na 2ª Semana do Bebé de Olhão, organizada pelo Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) da Unidade Funcional de Olhão (ACES Central), que decorreu entre 7 a 14 Junho no concelho de Olhão com a realização de várias actividades com o objectivo de sensibilizar as famílias e a comunidade para a promoção da saúde mental infantil.

 

 

No dia 14 de Junho, último dia da 2ª Semana do Bebé de Olhão, decorreu um Seminário intitulado «Crescer com afecto…», tendo contado na sessão de abertura com a presença do Presidente da ARS Algarve,IP, Dr Rui Lourenço, do Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Eng. Francisco Leal, do Director Executivo do ACES Central, Dr. Carlos Sousa, da Adjunta da Governadora Civil de Faro, Dra Ana Passos e da Vice-Prefeita de Canela e Coordenadora Geral da Semana do Bebé de Canela, Dra. Lesli Serres de Oliveira.

 

sessao_abertura_semana_bebe_olhao_2010.jpgO Presidente da ARS Algarve IP, Dr. Rui Lourenço, na sua intervenção, destacou a importância de envolver toda a comunidade neste esforço de tentar contribuir para um maior bem-estar e uma maior felicidade das crianças. «Esta edição marca aqui uma viragem na ligação que começou por ser mais técnica, tornando-se agora numa actividade mais comunitária, em que a comunidade valorize fundamentalmente o papel dos bebes e também a relação com as crianças pequenas, quer no seio da comunidade quer no seio das famílias», referiu, o Dr. Rui Lourenço elogiando o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde mental e infantil de Olhão que decidiram avançar com esta iniciativa.

 

mesa_semana_bebe_olhao_5.jpgRealçando a importância deste projecto, que nasceu em Maio de 2000 na cidade de Canela no Brasil pela mão do Psiquiatra da Infância e Adolescência de Porto Alegre, Prof. Doutor Salvador Célia e cuja primeira edição portuguesa foi realizada na Covilhã em 2005, o Presidente da ARS Algarve,IP agradeceu a colaboração e o empenho da Câmara Municipal de Olhão na iniciativa, dizendo «sentir que era possível uma maior participação comunitária na comissão organizadora e que a aposta do ano que vem é ter mais gente da comunidade», aproveitando para lançar o desafio à autarquia para assumir um papel ainda mais activo na organização na próxima edição.

 

Desafio que o Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Eng. Francisco Leal respondeu positivamente. «Estamos disponíveis para aceitar esse desafio. Praticamente nós hoje já fazemos parte da organização, se for necessário empenharmo-nos ainda mais formalmente, estamos disponíveis para continuarmos a ter a semana do bebe em Olhão no próximo ano», garantiu o autarca no final da sessão oficial de abertura do seminário.

 

mesa_semana_bebe_olhao_6.jpgA Vice-Perfeita Municipal de Canela, Dra Lesli de Oliveira agradeceu o convite para participar nas actividades da 2ª Semana do Bebé de Olhão, enaltecendo a dedicação de todos os profissionais envolvidos na preparação do evento.

 

Salientando que o mais importante desta iniciativa é «preparar o futuro do nosso bebé» e que «a troca de experiências é muito importante», a Coordenadora Geral da Semana do Bebé de Canela aproveitou ainda a ocasião para recordar o principal impulsionador da Semana do Bebe em Canela, o Prof. Salvador Célia, falecido no ano passado.

 

 

Por seu lado, o Director Executivo do ACES Central, Dr. Carlos Sousa, deixou «uma nota de agradecimento à equipa da comissão organizadora do GASMI» e enalteceu «os apoios que a sociedade e os empresários de Olhão nos deram e em especial à autarquia e às Juntas de Freguesia» que contribuíram para o êxito do evento.

 

mesa_semana_bebe_olhao_1.jpgA «importância dos Projectos Comunitários na Promoção da Saúde Mental do Bebé», os «serviços de Saúde Materno-Infantil: partilha de experiências», «a promoção da Saúde Materno-Infantil em Portugal», «a organização dos Serviços de Saúde Materno-Infantil em Andaluzia», a «Semana do Bebé, um Projecto de Priorização da Primeira-Infância», foram alguns dos temas que estiveram em debate durante o encontro que juntou diversos especialistas na área da saúde mental infantil nacionais e internacionais.

 

mesa_semana_bebe_3.jpgDe destacar a participação da Dra. Lesli Serres de Oliveira, Vice-Prefeita de Canela e Coordenadora Geral da Semana do Bebé de Canela, do Dr Augusto Carreira, Psiquiatra da Infância e Adolescência, Director da Clínica do Parque, HDE, Lisboa, da Dra. Elisa Vizuete, Dirección General de Asistencia Sanitaria, Junta de Andalucia, do Prof. Doutor. Emílio Salgueiro, Psiquiatra da Infância e Adolescência, do Professor Catedrático do Instituto Superior Psicologia Aplicada, Professor Doutor Octávio Cunha, Pediatra e Neonatologista e do Dr. Victor Gameiro, Pediatra, entre outros.

 

premio_semana_bebe_olhao_2010.jpgNo decorrer do Seminário foi ainda homenageado pela organização da 2ª Semana do Bebe de Olhão, com a atribuição do Prémio de Mérito e Excelência, ao Dr. Luís Villas Boas, Director do Refugio Aboim Ascensão de Faro pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos em prol das crianças.

 

Elogiando o trabalho desenvolvido pela ARS Algarve,IP na área da saúde mental infantil, como «um exemplo» e «um trabalho pioneiro no país», o Dr. Augusto Carreira, Psiquiatra da Infância e Adolescência, Director da Clínica do Parque, HDE, Lisboa, referindo-se à Semana do Bebe de Olhão, lembrou que «este tipo de actividades é essencial, porque não há forma de nós conseguirmos dar um desenvolvimento às nossas crianças se não houver o envolvimento de toda uma comunidade. Não bastam os técnicos enfiados nos gabinetes dos centros de saúde e dos hospitais é preciso uma comunidade inteira e uma comunidade atenta e desperta para os problemas da infância».

 

augusto_carreira_2010.jpg«O que a Semana do Bebe pretende é essencialmente chamar a atenção da comunidade, de toda a gente, seja da autarquia, do comércio, das escolas de música, de dança, dos pais, dos educadores, chamar a atenção deste período de desenvolvimento. Se nós conseguirmos proporcionar às crianças nesta fase do seu desenvolvimento boas condições de crescimento, nós vamos ter adultos muito mais saudáveis, portanto, esta é a ideia da semana do bebe», salientou ainda o Dr. Augusto Carreira no final do Seminário que encerrou a edição de 2010 da Semana do Bebé de Olhão.

 

Durante esta semana decorreram várias actividades como concursos (montras, fotografia e trabalhos escolares); atribuição do prémio ao «Bebé Estrela» (o primeiro bebé a nascer no Concelho de Olhão durante o decorrer da semana), um passeio convívio de bebés no dia 13 de Junho (domingo).

bebe_estrela_2010.jpgA entrega do prémio ao pequeno Dani (Bebé Estrela) decorreu na quarta-feira, 9 de Junho, de manhã, no Hospital de Faro, tendo contado com a participação da Vice-Perfeita de Canela, Dra Lesli de Oliveira sendo que o bébe recebeu um cheque no valor de 300 euros. O Sporting Clube Olhanense, à semelhança do ano passado, associou-se à iniciativa tendo o pequeno Dani recebido ainda um cartão de sócio do clube com um ano de cotas pagas.

Durante os dias 9 a 12 de Junho, decorreu a Feira da 2ª Semana do Bebé de Olhão no Jardim do Pescador Olhanense, junto ao Mercado Municipal de Olhão, que contou com a participação activa de várias entidades e instituições concelhias e regionais.

 

passeio_bebe_olhao_2010.jpgDe referir que a «2ª Semana do Bebé de Olhão» é um projecto de prevenção primária dirigido à comunidade que procura envolver toda a comunidade na dinamização de actividades a realizar ao longo de uma semana inteiramente dedicada ao bebé, sensibilizando para uma parentalidade mais responsável promotora da saúde mental na primeira infância, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Rede Europeia para a Promoção da Saúde Mental e a Prevenção das Perturbações Mentais, da Comissão Nacional para a Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental e do Plano Nacional de Saúde Mental, que salientam a importância de programas comunitários de prevenção como o meio mais eficaz e barato para diminuir a prevalência das perturbações psiquiátricas das populações.

 

 

equipa_semana_bebe_olhao_2010.jpgRealizada à imagem da «Semana do Bebé de Canela» (Rio Grande do Sul, Brasil), onde o projecto é realizado todos os anos desde 1999, a «Semana do bebé de Olhão» foi convidada em 2009 para colaborar com a Unicef na elaboração de um livro sobre a iniciativa brasileira e sobre o seu promotor, Prof. Salvador Célia, como homenagem a título póstumo. O projecto algarvio será apresentado em Maio na «11ª Semana do Bebé de Canela» com o objectivo de troca de experiências entre os países que promovem este evento, e onde se incluem Uruguai e Argentina.

 

O Projecto da «Semana do bebé de Olhão» foi seleccionado em 2009 entre os 19 melhores projectos candidatos ao Prémio de Boas Práticas em Saúde, para apresentação no Encontro «Equidade, Efectividade e Eficiência em Saúde – 3ª Edição Prémio de Boas Práticas NOVARTIS ONCOLOGY/APDH» em Beja, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde e o Alto Comissariado da Saúde e Direcção-Geral da Saúde.

 

 

Mais informações: 2ª Semana do Bébe de Olhão

mesa_semana_bebe_olhao_7.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão