rastreio retinopatia diabética
banner_PRR_site1
banners_antibioticos2022
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
AFr-SNS-vacinacao-formato-banner
previous arrow
next arrow

Seminário Transfronteiriço «Incorporando as Vozes das Crianças e Jovens no Sistema Público de Saúde», reúne profissionais do Algarve e da Andaluzia

imagem

Realizou-se, no passado dia 25 de Março de 2011, na cidade de Huelva, Andaluzia, Espanha, o Seminário «Incorporando las Voces Infantiles en el Sistema Sanitario Publico», organizado pela Consejeria de Salud da Junta da Andalucia, no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça da União Europeia, Algarve-Andaluzia.

Este Seminário, que reuniu cerca de 30 profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia, integrado nas actividades do Observatório de Saúde, constituído entre as duas Regiões, tinha como objectivo principal discutir e desenvolver um projecto de trabalho com vista à participação das crianças e jovens nos sistemas de saúde de ambos os lados da fronteira, foi apresentado pela Dra. Cristina Torro Garcia Morato, Sub-directora de Promoción de la Salud de la Secretaria General de Salud Pública de Andalucia e pelo Dr. Rui Lourenço, Presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve, IP.

O Seminário foi lançado pela intervenção do Professor italiano Francesco Tonucci, pedagogo, investigador do Instituto di Scienze e Tecnologie della Cognizione, autor de desenhos para crianças sobre o pseudónimo de FRATO e responsável pelo projecto internacional «A Cidade das Crianças».

 imagem

Durante a reunião, foram debatidas as principais linhas de actuação do projecto «Incorporando as Vozes das Crianças e Jovens no Sistema Público de Saúde», tendo as duas regiões acordado na formalização deste projecto e a sua apresentação para financiamento da União Europeia.

O seminário «Incorporando as Vozes das Crianças e Jovens no Sistema Público de Saúde» foi realizado no âmbito do Observatório de Saúde da Região Transfronteiriça Algarve – Andaluzia, estrutura independente constituída pelas duas regiões de saúde, integrada no Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP 2007-2013, UE – co-financiamento FEDER). O programa tem como principais objectivos analisar e acompanhar problemas de saúde nas duas regiões e proporcionar formação conjunta e contínua de profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia em áreas como a Obesidade, Cuidados Paliativos, Violência de Género, Gestão Ambiental, Prevalência da Esterilidade, Reabilitação Cardíaca e Detecção Precoce do Cancro.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão