rastreio retinopatia diabética
banner_PRR_site1
banners_antibioticos2022
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
AFr-SNS-vacinacao-formato-banner
previous arrow
next arrow

Sétima Unidade de Cuidados na Comunidade no Algarve: UCC Rio Arade iniciou actividade em Silves

ucc_silves1.jpgIniciou formalmente a actividade esta terça-feira, 21 de Dezembro de 2010, a sétima Unidade de Cuidados na Comunidade na região do Algarve, a UCC Rio Arade em Silves. Com sede nas instalações do Centro de Saúde de Silves, a UCC Rio Arade, constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento, tem como missão prestar cuidados de saúde, apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário e comunitário, abrangendo mais de 38 000 utentes, inscritos e residentes no Concelho de Silves.

ucc_silves1.jpgIniciou formalmente a actividade esta terça-feira, 21 de Dezembro de 2010, a sétima Unidade de Cuidados na Comunidade na região do Algarve, a UCC Rio Arade em Silves. Com sede nas instalações do Centro de Saúde de Silves, a UCC Rio Arade, constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento, tem como missão prestar cuidados de saúde, apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário e comunitário, abrangendo mais de 38 000 utentes, inscritos e residentes no Concelho de Silves.

 

 

enf_ana_paula_silvestr_1.jpg«A necessidade real de dar uma resposta a um conjunto de problemas e necessidades da população do nosso concelho, nomeadamente a idosa, mas também a infanto-juvenil, que carecem de intervenções a nível da comunidade», foi a principal razão que levou a Enf. Ana Paula Silvestre, Coordenadora da UCC Rio Arade, e a sua equipa a «abraçarem este desafio» de reestruturação no âmbito da reforma dos cuidados de saúde primários e constituir uma unidade de cuidados na comunidade em Silves.

 

Composta por uma equipa multidisciplinar de 26 profissionais (Enfermeiros, Assistentes técnicos, Assistentes operacionais, Médicos, Fisioterapeuta, Técnica de Serviço Social, Terapeuta Ocupacional, Higienista Oral, Psicólogo, Dietista), esta unidade vai prestar cuidados de saúde nas áreas dos cuidados continuados integrados, na saúde escolar na área de intervenção infanto-juvenil e do jovem, na área do programa de intervenção precoce, englobando ainda o cantinho da amamentação, a comissão de protecção de crianças e jovens, a unidade móvel de saúde, a Rede Social de Silves – CLAS, a Coordenação Local dos Cuidados Continuados e o Projecto Resater, apoiado pelo FEDER, que está a ser desenvolvido no âmbito da RNCCI, em parceria com a Câmara Municipal de Silves, com vista a implementar uma rede de telesuporte em zonas rurais, com o objectivo de dar resposta a necessidades de saúde em diversos aglomerados rurais e do interior, com problemas de isolamento e de acessibilidade condicionada.

Realçando a importância da proximidade na prestação dos cuidados de saúde junto dos cidadãos, a Enf. Ana Paula Silvestre sublinha que a UCC Rio Arade «irá trabalhar em prol da nossa comunidade», salientando que «não nos podemos esquecer que o contexto de intervenção das UCC’s é fora de portas, de âmbito comunitário, a nossa intervenção é junto das pessoas e para as pessoas».

 

ucc_silves2.jpgPor outro lado, este novo modelo organizacional também oferece algumas vantagens aos profissionais em termos de «uma melhor afectação dos recursos humanos», isto porque, «estando os profissionais afectos aos programas, irá proporcionar uma melhor reorganização dos serviços e verdadeiramente uma reorientação das equipas para os programas dos quais são responsáveis, criando uma maior responsabilidade das equipas para atingir um conjunto de objectivos que vão contribuir para que a unidade possa atingir os objectivos para a qual foi constituída», defende a Enf. Ana Paula Silvestre.

 

O horário de funcionamento da UCC Rio Arade, com sede no Centro de Saúde de Silves, será das 08:00 horas às 20:00 horas, de segunda à sexta-feira, e das 09:00 horas às 16:00 horas sábados e domingos.

 

O inicio formal de actividade da UCC Rio Arade contou com a presença Presidente da ARS Algarve IP, Dr Rui Lourenço acompanhado pelo Vogal do Conselho Directivo da ARS Algarve IP, Dr Eusébio Pacheco, dos membros da Direcção do ACES do Barlavento, e dos membros do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio. Na sua intervenção, o Dr Rui Lourenço aproveitou a ocasião para agradecer o empenho e a dedicação de todos os profissionais de saúde, sublinhando que «devem sentir-se orgulhosos pelo trabalho que têm vindo a desenvolver», «quer em termos de resultados de ganhos em saúde», quer da forma como «a própria sociedade civil nos vê» e «tem vindo a reconhecer que nós temos feito um trabalho excelente em algumas áreas».

 

De referir que as Unidades de Cuidados na Comunidade são um novo modelo criado na continuação da reforma dos Cuidados de Saúde Primários que visa melhorar a prestação dos cuidados de saúde e a optimização dos recursos existentes, actuando no âmbito comunitário, sempre em estreita articulação com as restantes equipas funcionais, pretendendo prosseguir e melhorar os objectivos globais na prestação de cuidados de qualidade e dessa forma contribuir para a promoção da saúde e a prevenção da doença. Com o inicio de actividade da UCC Rio Arade, actualmente no Algarve encontram-se já em funcionamento 7 UCC’s: a UCC de Faro, a UCC Infante em Lagos, a UCC Sto António de Arenilha em Vila Real de Sto António, a UCC Olhar + em Olhão e São Brás de Alportel, a UCC Talabriga em Tavira, a UCC Dunas em Portimão.

ucc_silves1.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão