Sir Graham Teasdale, co-autor da «Escala de Coma de Glasgow» explica a importância da avaliação objectiva do estado de consciência dos pacientes aos alunos de Medicina do Algarve

imagem37 anos depois de ter publicado  na revista científica Lancet o artigo intitulado «Assessment of coma and impaired conciousness, a practical scale» (em conjunto com Bryan Jennett), o Professor Dr. Graham Teasdale, neurocirurgião, Professor Honorário da Universidade de Glasgow na Secção de Medicina Psicológica, condecorado como Cavaleiro pela Rainha de Inglaterra em 2006 pelos seus serviços à Neurocirurgia, e um dos autores da «Escala de Coma de Glasgow»,  visitou, no dia 21 de Janeiro, o Departamento de Medicina da Universidade do Algarve, para proferir uma Conferência sobre a «Escala de Coma de Glasgow», utilizada mundialmente nos Hospitais para a avaliação objectiva do estado de consciência dos pacientes. Falou ainda sobre a Qualidade e a Segurança nos Cuidados da Saúde (a Estratégia da Escócia), numa iniciativa dirigida aos estudantes de Medicina da Universidade do Algarve.

Apresentado pelo director do curso, o Professor Catedrático Dr. José Ponte, o Professor Teasdale reconheceu que «nunca tinha sonhado» que a escala, que inicialmente foi concebida para avaliar o nível de consciência depois de um trauma encefálico e que hoje é o método de excelência para avaliar a profundidade e duração de inconsciência e coma dos pacientes em diferentes situações, ia tornar-se «tão significativo como veio a tornar-se».

Baseando-se em três elementos – resposta ocular, fala e capacidade motora – que abrangem situações em que o doente não abre os olhos ou abre os olhos quando é chamado, encontra-se emudecido ou conversa normalmente, não se movimenta ou obedece a comandos, com uma escala de interpretação e de pontuação entre 3 a 15 (de coma profundo até à normalidade) – a «Escala de Coma de Glasgow» possibilita ao profissional de saúde o cálculo e a monitorização do estado de saúde do paciente e a recuperação do mesmo, de forma estruturada e esquematizada, em situações tão diversas como a meningite, o ataque cardíaco, o traumatismo craniano ou o acidente vascular cerebral (AVC).

imagem

Os antecedentes na tentativa de se encontrar sistemas de avaliação foram muitos. O problema era, segundo o Professor Teasdale, que «todos tinham o seu próprio sistema de avaliação, mas nenhum estava universalmente aceite ou implementado» antes de 1974, e que em geral eram «de difícil e incompreensível comunicação» e, consequentemente, «receitas para maus cuidados de saúde».

Teasdale e Jennett, trabalharam directamente no terreno com enfermeiros, jovens médicos e cirurgiões que cuidavam de pacientes com lesões cranianas e AVC, para perceber como encontrar um método que possibilitasse uma observação do doente por diferentes pessoas mas que as levasse à mesma conclusão sobre o estado do mesmo. E assim nasceu a «Escala de Coma de Glasgow».

Questionado sobre as mais-valias deste método, que ao longo dos anos tem recebido críticas e sugestões de alteração e melhoramentos, o Professor Teasdale realçou o casamento feliz entre a prática e o rigor académico e científico, que permitiu o acesso a uma ferramenta «fácil de memorizar, de por em prática e possível de repetir», relacionando a gravidade e o desenvolvimento do estado de saúde do paciente.

«Foi um trabalho muito prático, muito hands-on», frisou. «Tornou a comunicação o mais fácil possível, clara, concisa e correcta, e isso ajudou na gestão do paciente e facilitou igualmente a discussão sobre grupos de pacientes, podendo-se comparar casos clínicos. Mas não é uma fórmula rígida, é uma estrutura base para avaliação que abrange um leque desde lesões ligeiras a severas», disse, esclarecendo a audiência que a escala ainda permite «criatividade e flexibilidade» e o «uso de bom senso» ao profissional de saúde em termos de avaliação e intervenção.

O Professor Sir Graham Teasdale assume, além da sua função académica, o papel de Director do «NHS – Quality Improvement Scotland», um organismo que zela pela qualidade e segurança dos pacientes no Serviço Nacional de Saúde da Escócia e foi também sobre esta temática que veio falar à Universidade do Algarve. Explicou que na Escócia apesar de existirem recomendações de boas práticas nos cuidados de saúde, houve uma «estagnação» em termos de segurança nos serviços.

imagem

«Não foi porque tenha havido um grande número de diagnósticos mal feitos», realçou o Professor Teasdale, «mas os cuidados primários não conseguiram atingir níveis elevados de qualidade de segurança». A solução foi implementar um programa a nível da Escócia, baseado num modelo onde os próprios profissionais de saúde «assumiram a responsabilidade» na monitorização das práticas, medindo-as e avaliando-as com regularidade para assim se atingirem as metas estabelecidas pelos próprios «elevando a credibilidade» dos serviços prestados.

«Aprendem sozinhos e em conjunto», contou o Professor Teasdale, destacando «as enormes melhorias» atingidas através deste programa em termos de «redução do número de infecções e do tempo de espera». «É muito inspirador», referiu o Professor Sir Graham Teasdale, realçando que o trabalho do «NHS – Quality Improvement Scotland» implica o trabalho conjunto com outros organismos, reconhecidos pelo Governo. Disse, finalizando, que «toda a Escócia tem que implementar este programa, mas tem de o fazer sem mais fundos porque a segurança é o básico. Assim, a ideia torna-se um trabalho do dia-a-dia.»