Site «SAÚDE E VIOLÊNCIA» do Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve IP já se encontra online
O site «SAÚDE E VIOLÊNCIA» do Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve IP, um projecto pioneiro que pretende ser «uma ferramenta essencial na luta contra a violência», foi apresentado publicamente a 12 de Maio de 2011, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, às diversas entidades regionais, forças de segurança, autarquias, educação, segurança social, ONG’s e aos responsáveis das diversas unidades de saúde da região.
Destinado a profissionais de saúde, utentes e população em geral, este site tem como principais objectivos informar e sensibilizar para o impacto da violência enquanto problema de saúde bem como fornecer estratégias de actuação perante esta problemática, permitindo a rentabilização de recursos, aumento da eficácia das intervenções e melhoria da acessibilidade aos serviços de saúde.
No decorrer da sessão, que contou com a participação do Dr. Vasco Prazeres, representante da Direcção Geral da Saúde para esta área, a Coordenadora do Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve IP, Dra Daniela Machado, após fazer um breve enquadramento e traçar quais as estratégias de actuação do grupo, destacou a importância deste site «como uma ferramenta inovadora e essencial na medida em que procura chamar a atenção dos profissionais e da população em geral para este fenómeno enquanto grave problema de saúde pública», salientando que «como se encontra na internet tem a vantagem de poder estar em permanente actualização».
Após a apresentação do site e das suas funcionalidades por parte das responsáveis do Grupo, o Dr. Vasco Prazeres, representante da Direcção Geral da Saúde, agradecendo do convite da ARS Algarve IP para estar presente na sessão, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Grupo na criação deste site, considerando-o «um excelente instrumento de apoio para quem trabalha nestas áreas, quer dentro quer fora da saúde».
Salientando que cada vez mais se torna necessário entender o fenómeno da violência «de uma outra maneira para intervirmos numa lógica de prevenção», e sendo «este um fenómeno transversal a todos os sectores», o Dr. Vasco Prazeres defendeu que a criação deste site será «uma forma de quebrar as barreiras entre os diferentes sectores, da própria organização do estado, e que vai permitir estabelecer ou facilitar esses mecanismos de articulação preservando as especificidades de cada uma das áreas».
Por outro lado, do ponto de vista dos profissionais de saúde, o Dr. Vasco Prazeres, frisou que esta «nova ferramenta», «permite-nos aprofundar mais aquilo que está a montante da expressão físico-psicologico do mau trato e aí permite-nos desenvolver outro tipo de estratégias de prevenção e simultaneamente ajuda-nos também a perceber que aquilo que está a jusante do tratamento da lesão também diz respeito aos profissionais de saúde e merece um outro tipo de conhecimento que até aqui não temos desenvolvido».
A terminar a sessão, o Presidente da ARS Algarve IP, Dr. Rui Lourenço, aproveitou o momento para elogiar o trabalho desenvolvido pelo Grupo e «o modo como conseguiram colocar no terreno um trabalho tem importante como este» sublinhando «que tem sido um privilegio» trabalhar com esta equipa.
Agradecendo a presença das várias entidades e instituições, o presidente da ARS Algarve IP, sublinhou que «a estratégia contra a violência terá de estar em todas as políticas» e defendeu que «a criação deste site, é um salto extraordinário e uma ferramenta essencial», pois permite «empoderar os profissionais para que de alguma forma saibam identificar situações de violência, mas também sobretudo contribuir para a prevenção e para a implementação conjunta de uma estratégia preventiva».
De referir que o fenómeno da Violência é considerado pela Organização Mundial de Saúde como um grave problema de Saúde Pública, com forte impacto nas populações e elevados custos associados, atingindo dimensões pandémicas, na região do Algarve foi criado, em 2007, o Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve IP, com a finalidade de estabelecer uma estratégia integrada de intervenção neste fenómeno.
No mesmo ano, a ARS Algarve, IP e o Servicio Andaluz de Salud estabeleceram uma parceria financiada pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia 2007-2013) que teve como objectivo a criação de estruturas de saúde de utilização comum, tanto funcionais como físicas, contemplando a criação de um Observatório de Saúde incluindo áreas como a Violência de Género, sendo que, com este financiamento, o Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida desenvolveu este novo site designado «Saúde e Violência».
Consultar: site da Saúde e Violência
