rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

SNS 35 anos – Dia do Serviço Nacional de Saúde

15 setembro é Dia do SNS e de comemorações do seu 35.º aniversário. Aniversário é assinalado com conferência, em Lisboa.


Comemorado pela primeira vez em 2009, o Dia do Serviço Nacional de Saúde (SNS), assinalado a 15 de setembro, visa fazer o balanço e perspetivar caminhos.


Em 2014, no mesmo dia, 15 de setembro, assinala-se o 35.º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde, com conferência comemorativa, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide).


Criado ao abrigo da Lei n.º 56/79, de 15 de setembro, o Serviço Nacional de Saúde assegura o direito constitucional à proteção da saúde, de acesso universal e de âmbito geral, tendo contribuído, de forma decisiva, para os ganhos em saúde verificados em Portugal nos últimos cinquenta anos.


Por sua vez, o Despacho (extrato) n.º 20365/2009, de 9 de setembro, institui o dia 15 de setembro como o Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde.


A decisão decorreu de uma proposta de António Arnaut, responsável político pela abertura dos postos de Previdência Social a todos os cidadãos, independentemente da sua capacidade contributiva.


A institucionalização do dia visa instituir a prática regular de, ano após ano, efetuar um balanço público dos progressos e das realizações conseguidas, reequacionar as dificuldades e perspetivar os caminhos a prosseguir.


Fonte: Portal da Saúde

Voltar
RSE - Area Cidadão