Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Trabalho dos GASMI do Algarve apresentados no 26º Encontro da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral

imagemO trabalho desenvolvido pelos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil no Algarve foi apresentado esta quinta-feira, 19 de Março, no Workshop «A Saúde Mental Infantil no contexto da Medicina Geral e Familiar» inserido no 26º Encontro da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral que está a decorrer no Tivoli Marinahotel em Vilamoura.

 

imagemO trabalho desenvolvido pelos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil no Algarve foi apresentado esta quinta-feira, 19 de Março, no Workshop «A Saúde Mental Infantil no contexto da Medicina Geral e Familiar» inserido no 26º Encontro da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral que está a decorrer no Tivoli Marinahotel em Vilamoura.

 

 

imagemOrganizado pelos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil no Algarve (GASMI), o workshop contou com a participação do Dr. Augusto Carreira, Chefe de Serviço de Pedopsiquiatria, do Hospital Pediátrico de D. Estefânia, que trabalha em parceria com os profissionais de saúde do Algarve desta área. 

A sessão que decorreu na Sala Lira do Tivoli marinahotel juntou várias dezenas de profissionais de saúde que tiveram oportunidade de assistir a um vídeo produzido pelas equipas dos GASMI, intitulado «Nós», onde é traçado todo o trajecto desde o inicio destes grupos até ao momento actual.

Seguindo-se uma breve exposição dos resultados alcançados ao longo dos cerca de 7 anos de existência dos GASMI. No final assistiu-se um período de debate e troca de experiências entre os vários intervenientes no workshop.

imagemNascidas em 2001 na ARS Algarve em parceria com o Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital de Dona Estefânia, as equipas interdisciplinares dos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) são constituídas por psicólogos, médicos (medicina geral e familiar ou pediatra), enfermeiros, assistentes sociais, e terapeutas dos Centros de Saúde, supervisionadas por um consultor de psiquiatria da infância e da adolescência daquele Departamento, de modo a permitir a triagem, a avaliação e o atendimento de casos de crianças/famílias de risco com psicopatologia ligeira, encaminhando as situações de psicopatologia mais complexa para Hospital Pediátrico de Dona Estefânia.

Estas equipas articulam-se em primeira linha com os profissionais de saúde dos Hospitais e Centros de Saúde e em segunda linha com outras estruturas da comunidade, nomeadamente Serviços Sociais, Escolas e Jardins de Infância, Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Equipas de Intervenção Precoce, Instituições de Acolhimento para Crianças em Risco, Centros de Atendimento a Toxicodependentes, projectos de intervenção psicossocial locais e Autarquias.

Actualmente estão em funcionamento 8 equipas, sedeadas em Vila Real de Santo António (VRSA/Alcoutim), Tavira (Tavira/Castro Marim), Olhão, Faro (Faro/São Brás de Alportel), Loulé, Albufeira (Albufeira/Silves), Portimão (Portimão/Lagoa/Monchique), Lagos (Lagos/Vila Bispo/Aljezur)

A relevância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos foi nos últimos anos reconhecido pela comunidade científica, tendo este projecto recebido em 2008, o Prémio João dos Santos, instituído pela APPIA, o prémio «Prevenção da Doença» em 2009, instituído pelo Alto Comissariado para a Saúde e fazendo ainda parte dos projectos integrados no Banco de Inovação em Saúde, I-Bank, Health Innovation Bank.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão