Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Três projectos do Algarve em destaque no site do Banco Europeu de Inovação em Saúde

imagem

O Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI), Uma Janela Aberta à Família e o Programa de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve, são três projectos implementados por profissionais da Administração Regional de Saúde do Algarve,IP em destaque no site do Banco Europeu de Inovação em Saúde(i-health bank), cujo objectivo é recolher, organizar, estudar e disseminar projectos inovadores na área da saúde.

 

imagem

O Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI), Uma Janela Aberta à Família e o Programa de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve, são três projectos implementados por profissionais da Administração Regional de Saúde do Algarve,IP em destaque no site do Banco Europeu de Inovação em Saúde(i-health bank), cujo objectivo é recolher, organizar, estudar e disseminar projectos inovadores na área da saúde.

 

 

O site do Banco Europeu de Inovação em Saúde (i-health bank) assenta no conceito de inovação como factor central para a promoção e desenvolvimento na área da saúde, promovendo desta forma projectos inovadores na área da protecção e promoção da saúde e do apoio aos estilos de vida saudáveis. 

Destacando a promoção da inovação em saúde aos níveis nacional e europeu, o Banco Europeu de Inovação em Saúde ao divulgar os projectos permite a partilha de modo a estabelecer novas parcerias tendo em conta os aspectos comuns entre os diferentes projectos; conhecer as novas áreas de inovação em saúde; proporcionar a cooperação entre os sectores público e privado de saúde; permitir novas abordagens para a inovação de forma a ultrapassar as barreiras e ainda promover a criação de novos projectos na área de saúde.

Entre os vários projectos disponibilizados no i-health bank, destacam-se três projectos implementados na região do Algarve: Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil; Uma Janela Aberta à Família; Programa de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve.

 

O Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil de Loulé iniciou-se em 2001 através de um protocolo de colaboração com o Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Pediátrico de Dona Estefânia, promovendo o desenvolvimento de programas de prevenção e promoção, dirigidos a famílias de risco com crianças pequenas, utilizando visitas domiciliárias e centrados na promoção de competências parentais.

imagemActualmente existem oito Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil a trabalhar nos Centros de Saúde da Região do Algarve com o objectivo de prestar cuidados ao nível dos cuidados de saúde primários a crianças e jovens, em estreita colaboração e articulação com o Hospital Pediátrico de Dona Estefânia em Lisboa, cobrindo actualmente todo o Algarve e servindo de exemplo a nível nacional.

As equipas multidisciplinares dos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) são constituídas por psicólogos, médicos de família, enfermeiros, assistentes sociais, e terapeutas nos Centros de Saúde, desenvolvem um trabalho integrante naquelas entidades de saúde.

 

Iniciado pela ARS Algarve e o IDT Algarve em Setembro de 2007, o Projecto «Uma Janela Aberta à Família» visa o apoio continuado aos pais assente no pressuposto simples de ser a família o primeiro grande suporte afectivo e de aprendizagem social da criança.

banner1.pngPara isso, nos hospitais do Barlavento (CHBA) e do Sotavento (Hospital de Faro) são distribuídas a todas as parturientes da região uma brochura com a apresentação do projecto, podendo as mães inscreverem-se para receber informação periódica, adequada ao estádio de desenvolvimento da criança. Além disso, através da página de Internet da ARS Algarve,IP, é ainda disponibilizado um espaço com informação fornecida através de uma equipa multidisciplinar e onde existe a possibilidade de colocar perguntas, através de um fórum online.

 

O Programa de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve surgiu em 2005, tendo sido celebrado em 2006 um protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde do Algarve e a Universidade do Algarve, envolvendo também o Hospital de Faro, o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, a Direcção Regional de Educação do Algarve (DREA), a Grande Área Metropolitana do Algarve (AMAL), e nove Câmaras Municipais da região. Em 2007, foi realizado um aditamento ao protocolo com a entrada das restantes câmaras municipais. 

obesidade_infantil.jpgO Programa desenvolveu-se, na 1ª fase, com a execução e apresentação dos resultados do Estudo de Prevalência da Pré – Obesidade Infantil na região do Algarve. Prosseguindo na 2ª fase com a realização de um conjunto de acções concertadas e articuladas por diversas instituições da região, nomeadamente: realizar acções de formação com profissinais de saúde e acções de sensibilização com profissionais de educação melhorar a qualidade nutricional das refeições em todos os estabelecimentos de educação da rede pública do Algarve, quer em termos qualitativos quer em termos quantitativos; sensibilizar os responsáveis pela decisão das opções alimentares para as merendas escolares subvencionadas pelo Estado; conseguir a criação de instalações desportivas e recreativas e/ou melhoria das existentes, sensibilização da comunidade escolar para a prática de uma alimentação saudável e de actividade física regular, bem como a detecção e acompanhamento multidisciplinar de casos de pré-obesidade e obesidade em crianças e adolescentes.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão