Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

UCC de Faro comemorou 4º Aniversário

Encontro sobre «Saúde e Comunidade, Projetos e Parcerias» assinalou 4º aniversário da UCC de Faro


A importância das parcerias com a sociedade civil na área da saúde, a colaboração entre os profissionais das várias equipas das unidades funcionais dos ACES e o papel fundamental do apoio e prestação de cuidados de saúde junto da população foram alguns dos exemplos de boas práticas em saúde comunitária em debate no Encontro subordinado ao tema «Saúde e Comunidade, Projetos e Parcerias», organizado pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Faro, unidade do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, para assinalar o seu quarto aniversário, esta quarta-feira, 18 de Dezembro de 2013, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude/Direção Regional do Algarve em Faro.


A Unidade de Cuidados na Comunidade de Faro foi a primeira UCC a iniciar a sua atividade na Região do Algarve em 2009 e uma das primeiras dezoito a nível nacional. Passados quatro anos a equipa decidiu comemorar a data, com a realização de um encontro, onde reuniu cerca de setenta participantes, que tiveram oportunidade de ficar a conhecer os resultados alcançados no âmbito da implementação dos diversos projetos, programas e atividades desenvolvidas ao longo destes quatro anos no concelho de Faro e, em conjunto, com os vários parceiros e entidades presentes reflectir e traçar novas perspectivas para o futuro.


Na sessão de abertura, que contou com a presença do Coordenador da UCC de Faro, Enf. Fernando Matos, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Paulo Santos, o Diretor Executivo do ACES Central, Dr. José Carlos Queimado, deu os parabéns a toda a equipa da UCC de Faro e enalteceu a motivação e empenho de todos na organização desta «importante iniciativa de partilha com a comunidade do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo destes quatro anos».


Na sua intervenção o Diretor Executivo do ACES Central, sublinhou o papel fundamental que o trabalho diário dos profissionais da UCC de Faro tem assumido «ao ir ao encontro das necessidades das pessoas e da comunidade», dando como exemplo o surgimento de novos projetos e de novas parcerias junto da sociedade civil. Nesta área, o Dr. José Carlos Queimado aproveitou o momento para agradecer «a parceria e a colaboração que a autarquia de Faro tem estabelecido não só com a UCC de Faro mas com o próprio ACES Central» e que tem contribuído para a melhoria da prestação de cuidados de saúde a toda a população do concelho de Faro.


No mesmo âmbito, o Vice- Presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Paulo Santos, em nome da autarquia, deixou uma palavra de agradecimento e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela UCC em prol da saúde da população do concelho de Faro.


Salientando a importância da envolvência da comunidade, do trabalho em rede e articulação com a segurança social, com as juntas de freguesia e com as associações de voluntariado «para sinalizar os casos que poderão ser acompanhados pela UCC», o autarca defendeu que neste ponto «deverá ser a autarquia a principal interlocutora da UCC», através do «esforço dos seus serviços, designadamente, do departamento de divisão de acção social e educação». Neste sentido, o Vice- Presidente da Câmara Municipal de Faro, reiterou que a autarquia está disponível para continuar e reforçar a parceria com a Saúde para, em conjunto, «contribuir para a melhoria da vida de todos os munícipes».


Por seu lado, o Coordenador da UCC de Faro, Enf. Fernando Matos, lembrando que foram «a primeira UCC do Algarve e uma das primeiras dezoito do país a entrar em atividade em 2009», agradeceu o empenho, o profissionalismo e a dedicação de toda a equipa da UCC sublinhando que «eles são os elementos chave» dos «bons resultados alcançados ao longo destes quatro anos».


Apesar de reconhecer que ainda têm uma grande margem de progressão e de crescimento, o Coordenador da UCC fez «um balanço extremamente positivo destes quatro anos de existência da UCC de Faro», destacando que «já conseguiram muitos ganhos em saúde para a população. Os projetos foram crescendo, foram-se desenvolvendo e neste momento estão já num estadio “quase adulto”, essencialmente, a ECCI, a Saúde Escolar, a Intervenção Parental e o Sinergias no Cuidar», enumerou.


Além da consolidação dos projetos atualmente em curso e do reforço das parcerias, o Enf. Fernando Matos e a equipa da UCC de Faro têm já alguns projetos «em mente para iniciar em 2014, nomeadamente, um projeto de apoio aos idosos e algumas comemorações de dias, designadamente, o Dia Mundial da Juventude com atividades que irão envolver as entidades sociais do concelho», entre outros.


No decorrer do encontro os profissionais que integram a equipa da UCC de Faro apresentaram o trabalho realizado no âmbito dos seus projetos, designadamente, na área dos Cuidados Continuados Integrados, na área da Saúde Escolar, na área da Saúde Mental, na intervenção parental e abordaram ainda o papel na comunidade da assistente social e da psicóloga. Seguindo-se um painel dedicado à apresentação das várias parcerias estabelecidas entre a UCC de Faro e entidades e associações locais e a Rede Social, como exemplos de boas práticas em saúde comunitária. O encontro terminou com a atuação do grupo de dança e teatro «Los Niños».


De referir que as Unidades de Cuidados na Comunidade, criadas no âmbito da implementação da reforma dos Cuidados de Saúde Primários, têm como objetivo melhorar a prestação dos cuidados de saúde e a optimização dos recursos existentes, tendo como missão prestar cuidados de saúde junto da população, proferindo apoio psicológico e social, personalizado, domiciliário, aproximando os cuidados de saúde primários aos utentes e garantindo uma maior eficácia e qualidade através do sistema de intersubstituição dos profissionais, numa articulação da equipa da UCC e as restantes equipas funcionais dos ACES.


Atualmente na Região do Algarve encontram-se em actividade 11 UCC’s: a UCC de Faro, a UCC Infante em Lagos, a UCC Sto. António de Arenilha em Vila Real de Sto António, a UCC Olhar + em Olhão, a UCC Alportellus em São Brás de Alportel, a UCC Talabriga em Tavira, a UCC Dunas em Portimão, a UCC Rio Arade em Silves, a UCC Gentes de Loulé, a UCC Al-Buhera em Albufeira e, a UCC D’Alagoa em Lagoa.

imgars_news_1.png
Voltar
RSE - Area Cidadão