Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

UCC do ACES Central assinalaram a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2014

As Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) Gentes de Loulé, de Olhão (Olhar +) e de Faro do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central promoveram um conjunto de atividades e ações de sensibilização para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno que decorreu entre 6 e 12 de outubro 2014.

A UCC de Faro realizou nas instalações do Centro de Saúde de Faro com a participação de cerca de 20 mães, um pai e seus bebés, nos dias 7 e 8 de outubro «Encontros de Mães», onde foram abordados temas como o «Aleitamento Materno além do 1º ano de vida» dinamizado pela Dra Cristina Gouveia, Consultora de Lactação IBCLC e Pediatra/URAP e o «Brincar dos 0 aos 3 anos» dinamizado pela Sra. Filipa Sebastião, mãe lactante e educadora de profissão.

A UCC Gentes de Loulé dinamizou no dia 8 de outubro, na Biblioteca Municipal de Loulé, uma Tertúlia sobre Amamentação, que juntou mães, grávidas e familiares numa conversa informal sobre os benefícios e as vantagens do aleitamento materno, e contou ainda com testemunhos de mães.

No mesmo âmbito, a UCC Olhar+, assinalou  a Semana Mundial do Aleitamento Materno com um vasto leque de atividades alusivas aos benefícios do aleitamento materno na comunidade de Olhão.

As atividades, realizadas no âmbito da parceria entre os profissionais da Equipa de Saúde Escolar de Olhão e o Cantinho da Amamentação do Centro de Saúde, decorreram nas escolas do concelho de Olhão e adequadas aos diferentes ciclos de ensino.

Nos Jardins de Infância foram dinamizados jogos lúdicos alusivos ao tema com as crianças, por uma Nutricionista e uma Enfermeira que abordaram conceitos sobre uma alimentação saudável desde os primeiros tempos de vida.

As crianças do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, foram convidadas a elaborar postais alusivos ao tema que serão oferecidos às mamãs que frequentam o Cantinho da Amamentação, localizado nas instalações da UCC Olhar+.

Os alunos do 3º Ciclo e do Secundário, realizaram uma atividade de debate acerca dos benefícios e os mitos sobre o aleitamento materno.

Para a comunidade em geral, e em articulação com o CAV – Centro de Apoio à Vida da APPC, projeto que apoia jovens mães e famílias carenciadas, as conselheiras em Aleitamento Materno da UCC Olhar+ promoveram no dia 8 de outubro uma sessão sobre o «Aleitamento Materno: um bem para a vida», na sala de reuniões da Junta de Freguesia de Olhão.

De referir que na semana de 6 a 12 de outubro comemorou-se em Portugal a Semana Mundial do Aleitamento Materno dedicada ao tema «Uma Vitória para a Vida» (proposto pela WABA- rede internacional de pessoas e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno).

«Uma Vitória par a Vida» ao proteger, promover e apoiar o aleitamento materno contribuímos ativamente para atingir os Objectivos do Millenium, no combate à pobreza e desnutrição de forma sustentável, pois a amamentação proporciona boa saúde e nutrição de forma sustentável.

Voltar
RSE - Area Cidadão