Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

UCC Faro promove sessão de sensibilização «Proteger é dever de todos – sinais de alerta de Maus Tratos»

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Faro do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, promove, no dia 29 de maio, no âmbito da IV Semana da Saúde e Bem Estar do Montenegro, uma sessão de sensibilização dirigida ao público geral intitulada «Proteger é dever de todos – sinais de alerta de Maus Tratos».

 

Ao dinamizar a sessão de sensibilização, programada para as 18:00 horas, na EBI de Montenegro (Escola Antiga), os profissionais de saúde da UCC de Faro pretendem capacitar a população em geral para lidar melhor com este problema, dando a conhecer os principais sinais de alerta, procedimentos a adotar e formas de proteger as crianças e jovens.

 

Ao longo dos anos, a promoção dos direitos e a proteção das crianças e dos jovens tem vindo a colocar novos desafios às sociedades. Os maus tratos a crianças são entendidos, atualmente, como um verdadeiro problema de saúde pública a nível mundial.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera maus tratos qualquer ação ou omissão não acidental, perpetrada pelos pais, cuidadores ou outrem, que ameace a segurança, dignidade e desenvolvimento biopsicossocial e afetivo das crianças e dos jovens. Comparando-os a doenças que necessitam de ser diagnosticadas e tratadas.

 

Existe uma multiplicidade de situações que consubstanciam a prática de maus tratos, os quais podem apresentar diferentes formas, por vezes associadas: a negligência, o abandono, os maus tratos físicos, o abuso sexual e/ou de maus tratos psicológicos.

 

Para que cada vez mais as crianças e os jovens vejam assegurados os seus direitos e sejam protegidos, as instituições e organismos que trabalham nesta área necessitam da colaboração da sociedade. Assim, torna-se importante que cada cidadão esteja consciente da sua responsabilidade relativamente a estas situações.

Voltar
RSE - Area Cidadão