Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

UCC Gentes de Loulé sensibilizou população para problemática da Diabetes

 

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Gentes de Loulé, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, promoveu no Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, um conjunto de ações de sensibilização, para a problemática associada a esta doença crónica e promoção de estilos de vida saudáveis junto da população louletana.

Durante as atividades, realizadas em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé e com o Aprendizarte, no Mercado Municipal de Loulé, e que contaram com uma elevada participação da população, foram realizadas avaliações de peso, altura, perímetro abdominal, calculado o índice de massa corporal e aplicado o questionário de risco de diabetes a 10 anos, com o objetivo de esclarecer sobre os factores de risco para Diabetes controláveis.

Dos cerca de 80 pessoas avaliadas, a maioria têm idade superior a 55 anos, sendo 70% do sexo feminino. Após análise dos dados, a equipa da UCC Gentes de Loulé, verificou que 78% das pessoas que foram avaliadas revelou excesso de peso, sendo que a maioria referiu não praticar exercício físico com regularidade.

No que diz respeito ao questionário sobre o risco de desenvolver diabetes nos próximos 10 anos, a equipa da UCC Gentes de Loulé, obteve os seguintes os resultados:

  • 1,6% dos participantes apresentou um grau de risco Muito Alto, ou seja, calcula-se que uma em cada 2 pessoas deste grupo desenvolverá a doença
  • 46% apresentou um grau de risco Alto, calcula-se que uma em cada 3 pessoas desenvolverá a doença
  • 18% apresentou um grau de risco Moderado, significando que uma em cada 6 pessoas desenvolverá a doença
  • 8,2% apresentou um grau de risco Ligeiro, significando que uma em cada 25 pessoas desenvolverá a doença
  • 26,2% apresentou grau de risco Baixo, calcula-se que uma em cada 100 pessoas desenvolverá Diabetes nos próximos 10 anos.

Os resultados obtidos revelam-se de acordo com os resultados nacionais (dados de 2009 PREVADIAB), excepto o elevado número de pessoas que apresentou grau de risco Alto. No entanto atribui-se este resultado ao escalão etário predominante (70% das pessoas com idade superior a 70 anos).

No decorrer do dia, foram ainda realizados esclarecimentos e aconselhamentos individuais sobre modificações do estilo de vida a todos os participantes. Foi igualmente promovida uma marcha pela baixa da cidade de Loulé de forma a incentivar para a importância da actividade física na manutenção da saúde.

Tendo em consideração a elevada participação da população nas atividades, a equipa de profissionais da UCC Gentes de Loulé tem já previstas outras iniciativas semelhantes com vista à promoção de estilos de vida saudáveis.

De referir que actualmente Portugal posiciona-se entre os países Europeus que registam uma mais elevada taxa de prevalência de Diabetes. Verifica-se igualmente a existência de uma correlação directa entre o incremento da prevalência de Diabetes e o envelhecimento dos indivíduos. Mais de um quarto da população portuguesa do escalão etário dos 60-79 anos tem Diabetes, conforme dados do Observatório Nacional da Diabetes, 2013.

imgars_news_1.png
Voltar
RSE - Area Cidadão