rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

UCC Olhar+ já está a funcionar em Olhão e em São Brás de Alportel

image

Entrou esta segunda-feira, dia 19 de Julho de 2010, em funcionamento a Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) Olhar+, constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde Algarve (ACES) Central que abrange os Centros de Saúde de Olhão e de São Brás de Alportel.

 

 

image

Entrou esta segunda-feira, dia 19 de Julho de 2010, em funcionamento a Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) Olhar+, constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde Algarve (ACES) Central que abrange os Centros de Saúde de Olhão e de São Brás de Alportel.

 

 

Formada por uma equipa multiprofissional, composta por 49 profissionais (Enfermeiros, Médicos, Assistentes técnicos, Fisioterapeutas, Assistentes operacionais, Psicólogo, Técnico de Serviço Social, Higienista Oral, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar Saúde Pública), a UCC Olhar+ funcionará sob a coordenação da Enf. Cidália Palma, tendo como missão prestar cuidados de saúde junto à comunidade, proferindo apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário, aproximando ainda mais os serviços de saúde primários aos utentes.

 imagem

Dando continuação ao trabalho já desenvolvido em várias áreas no âmbito dos cuidados primários de saúde, agora num novo modelo organizacional, a equipa da UCC Olhar+ dará relevo a projectos existentes e abraçará também novos projectos para a promoção da saúde e a prevenção da doença na área da Saúde materno-infantil e juvenil (Preparação para o parto, Cantinho da amamentação, Visitar para bem cuidar, Saúde Escolar, vacinação), e ainda da área da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

 

O trabalho desenvolvido pela equipa será realizado em conjunto entre a sede de Olhão e o pólo de São Brás de Alportel, e, garante a Coordenadora da UCC Olhar+, Enf. Cidália Palma, o trabalho será também executado «em parceira com as outras unidades da comunidade», no sentido de os serviços se complementarem, sendo esta «a maneira mais fácil de responder às necessidades da população».

 uccolharsbras.jpg

Sendo a quarta UCC a iniciar actividade na região do Algarve, a UCC Olhar+ irá abranger mais de 56 000 utentes (Olhão/ São Brás), garantindo a acessibilidade, continuidade e globalidade de cuidados prestados à população.

 

O horário de funcionamento da UCC Olhar+ será no Centro de Saúde de Olhão (sede), das 8 às 20 horas, de segunda à sexta-feira, e no pólo do Centro de Saúde de São Brás, das 8 às 18 horas, com alargamento de horário nos dois locais das 9 às 14 horas ao sábado.

 

De referir que as Unidades de Cuidados na Comunidade são um novo modelo criado na continuação da reforma dos Cuidados de Saúde Primários que visa melhorar a prestação dos cuidados de saúde e a optimização dos recursos existentes.

image
Voltar
RSE - Area Cidadão