Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

UCC Talábriga já está a funcionar em Tavira

imagem

Entrou esta segunda-feira, dia 11 de Outubro de 2010, em funcionamento a Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) Talábriga, constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, com sede no Centro de Saúde de Tavira, tendo a sessão de inicio de actividade contado com a presença do Vogal do Conselho Directivo da ARS Algarve IP, Dr. Eusébio Pacheco, e da Directora Executiva do ACES Sotavento, Dra. Lurdes Guerreiro.

 

 

imagem

Entrou esta segunda-feira, dia 11 de Outubro de 2010, em funcionamento a Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) Talábriga, constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, com sede no Centro de Saúde de Tavira, tendo a sessão de inicio de actividade contado com a presença do Vogal do Conselho Directivo da ARS Algarve IP, Dr. Eusébio Pacheco, e da Directora Executiva do ACES Sotavento, Dra. Lurdes Guerreiro.

 

 

 

Formada por uma equipa multiprofissional, composta por 26 profissionais (Enfermeiros, Médicos, Assistente técnico, Fisioterapeuta, Assistentes operacionais, Técnico de Serviço Social, Higienista Oral, Dietista), a UCC Talábriga funcionará sob a coordenação da Enf. Fernanda Faleiro, tendo como missão prestar cuidados de saúde junto à comunidade, proferindo apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário, aproximando ainda mais os serviços de saúde primários aos utentes e garantindo uma maior eficácia e qualidade através do sistema de intersubstituição dos profissionais.

 

Dando continuação ao trabalho já desenvolvido em várias áreas no âmbito dos cuidados primários de saúde, agora num novo modelo organizacional, a equipa da UCC Talábriga desenvolverá uma série de projectos existentes, e também novos, para a promoção da saúde e a prevenção da doença.

 

A Saúde Escolar é uma das áreas que, segundo a Enf. Fernanda Faleiro, será «alargada para a comunidade educativa no sentido de todos uniformizamos a nossa intervenção». Outra envolve as Unidades Móveis itinerantes (UM Cachopo e UM Sta. Catarina) que vão para os meios rurais, dando um apoio «muito importante», em termos de vigilância e de tomada terapêutica, às populações mais isoladas.

 

«Os Cuidados de Apoio Parental é um projecto novo a iniciar », contou Enf. Fernanda Faleiro. «É um apoio não só à mulher grávida, mas ao marido, ao companheiro, através de visitas domiciliárias, apoio pós-parto à puérpera e ao bebé, incentivar à amamentação e a ajudar que a mãe não se sinta perdida», explicou.

imagem

A equipa da UCC Talábriga dinamizará e reforçará projectos já existentes na Rede Social, nos Cuidados Paliativos de Suporte, e na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, estando também programadas intervenções de reabilitação do utente diabético com comprometimento vascular, ainda a colaboração na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em risco.

 

Os profissionais proponentes comprometem-se a prestar cuidados de saúde de forma personalizada, em contexto domiciliário e comunitário, garantindo a acessibilidade, continuidade e globalidade de cuidados prestados personalizados à população.

 

O trabalho desenvolvido pela equipa será realizado na sede de Tavira, mas, garante a Coordenadora da UCC Talábriga, Enf. Fernanda Faleiro, o trabalho será também executado fora do Centro de Saúde. «O grande objectivo desta UCC é mesmo ir o máximo possível para fora, ir ao encontro das pessoas, tendo naturalmente o trabalho organizado dentro do Centro de Saúde com objectivos bem definidos para podermos intervir junto da população. Queremos que a comunidade nos veja como parceiros, colaborar e participar para que se consigam ganhos em saúde. Quando há uma interligação mais directa entre a pessoa cuidada com o cuidador, é muito gratificante», realçou Enf. Fernanda Faleiro.

 

Sendo a quinta UCC a iniciar actividade na região do Algarve, a UCC Talábriga irá abranger mais de 28 000 utentes, inscritos e residentes no Concelho de Tavira o qual integra nove freguesias: Santa Maria, Santiago, Santo Estêvão, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Conceição de Tavira, Cabanas de Tavira, Cachopo, Luz de Tavira e Santa Luzia.

 

O horário de funcionamento da UCC Talábriga será no Centro de Saúde de Tavira (sede), das 8 às 20 horas, de segunda à sexta-feira.

 

De referir que as Unidades de Cuidados na Comunidade são um novo modelo criado na continuação da reforma dos Cuidados de Saúde Primários que visa melhorar a prestação dos cuidados de saúde e a optimização dos recursos existentes.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão