rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

UCC Talabriga realizou ação de prevenção do tabagismo em Tavira

No dia 18 junho a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Talabriga, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da ARS Algarve, realizou uma ação sensibilização para a prevenção do tabagismo na Fundação Irene Rolo em Tavira.

O intuito da intervenção visou a adoção de estilos de vida saudáveis, tendo sido efetuadas várias dinâmicas participativas, distribuição de folhetos informativos bem como realização de alguns testes para medição do monóxido de carbono. Alguns dos participantes foram ainda encaminhados para as consultas de cessação tabágica existentes no agrupamento.

A ação que contou com a presença de mais de 50 jovens adultos,  alunos que frequentam vários cursos profissionais nesta instituição, e professores, nos quais foram identificado hábitos tabágicos, alguns já acentuados, nesta população em causa.

Segundo a OMS (2012) morrem no mundo 5,4 milhões de pessoas fumadoras ou ex-fumadoras e 600 000 pessoas não fumadoras (Fumadores Passivos). Em Portugal o consumo de tabaco foi responsável por 10% do total de mortes, cerca de 10 000 pessoas. Se não forem adotadas medidas de prevenção, o número de mortes anuais, a nível mundial, poderá atingir os 10 milhões, em 2030. (Organização Mundial de Saúde (OMS)/ Documento publicado em www.dgs.pt a 05/09/2012  – Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo)

Voltar
RSE - Area Cidadão