Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

UCC Talabriga realizou curso pioneiro sobre diabetes tipo 1

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Talabriga, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, realizou em Tavira, no dia 26 de outubro de 2013, um curso pioneiro no Algarve para pais de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, com o intuito de melhorar as competências dos pais na gestão contínua do autocontrole metabólico na diabetes. Foram abordadas temáticas relacionadas com a  insulinoterapia eficaz, com autovigilância e autocontrolo  metabólico o e na prevenção, identificação e tratamento das complicações aguda na diabetes

Curso pioneiro no Algarve da UCC Talabriga para pais de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1No curso, realizado em Tavira no auditório da Escola EB 2 3 D. Manuel I, em parceria com o Núcleo da criança e adolescente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e o Agrupamento de Escolas D. Manuel I Tavira,  todos os pais participantes foram capacitados com a adoção de estilos de vida saudáveis com melhoria dos hábitos alimentares e pratica do exercício físico,  no sentido de otimizar o controlo metabólico e melhorar a qualidade de vida da criança com diabetes tipo 1.

O curso teve como formadoras –  A equipa do departamento das crianças e jovens da APDP constituído pela Sr.ª Enf.ª Marina Dingle, Dr.ª Maria João Afonso (Nutricionista APDP), Drª Ana Lúcia Covinhas (psicóloga APDP) e Jovem pertencente ao núcleo jovem APDP Ana Rita Fradinho.

Curso pioneiro no Algarve da UCC Talabriga para pais de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1Salienta-se o excelente envolvimento, participação e cooperação demonstrados por parte de todos os pais neste curso sendo também sugerida, a continuação da dinamização destas iniciativas em prol da diabetes na região do Algarve.

A organização deste curso, para além da Enfª Ana Filipa Viegas, responsável do projeto «Viver bem com a Diabetes» da UCC Talabriga, que o promoveu e dinamizou, teve a colaboração de Hugo Lopes, pai de uma criança com diabetes tipo 1 e das enfermeiras dos núcleos de Diabetologia do Centro Hospitalar do Algarve.

Imagem ARS Algarve
Voltar
RSE - Area Cidadão