Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Unidade de Cuidados na Comunidade Al-Buhera iniciou actividade em Albufeira

ucc_al_buhera_1.jpgA Unidade de Cuidados na Comunidade Al-Buhera iniciou a sua actividade esta segunda-feira, 13 de Junho de 2011, constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, com sede nas instalações do Centro de Saúde de Albufeira, tendo como missão prestar cuidados de saúde, apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário e comunitário em todo o concelho de Albufeira. Esta é a nona Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) a entrar em funcionamento na região do Algarve.

 

ucc_al_buhera_1.jpgA Unidade de Cuidados na Comunidade Al-Buhera iniciou a sua actividade esta segunda-feira, 13 de Junho de 2011, constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, com sede nas instalações do Centro de Saúde de Albufeira, tendo como missão prestar cuidados de saúde, apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário e comunitário em todo o concelho de Albufeira. Esta é a nona Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) a entrar em funcionamento na região do Algarve.

 

 

fatima_cabrita_3.jpgFormada por uma equipa multidisciplinar composta por 21 profissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta da fala, nutricionista, técnicos de serviço social, assistentes técnicos e assistentes operacionais) «todos com ampla experiência em Cuidados de Saúde Primários», de acordo com a sua Coordenadora, Enf. Fátima Cabrita, esta unidade funcional estará ao serviço da comunidade do concelho de Albufeira, pretendendo «promover o desenvolvimento de projectos/programas inovadores e consolidar os já existentes a nível local, através de uma intervenção integrada em equipa multidisciplinar reveladora de uma dinâmica, empenho e dedicação singulares».

 

«Esta mudança de paradigma, em que os cuidados são centrados no cidadão com a finalidade de melhoria de cuidados de saúde, revela-se uma mais-valia para o cidadão e assume grande satisfação por parte dos profissionais», realça a Enf. Fátima Cabrita, destacando o empenho, a dedicação, o entusiasmo e a motivação de todos os profissionais que decidiram «abraçar» o desafio de integrar este novo modelo organizacional da unidades de cuidados na comunidade.

 

«As UCC são unidades com uma inovação estrutural que podem contribuir para a promoção da imagem dos profissionais e do papel dos centros de saúde junto da comunidade», defende a Coordenadora a UCC Al-Buhera.

 

Actuando no âmbito comunitário, sempre em estreita articulação com as restantes equipas funcionais, esta nova unidade irá prestar cuidados de saúde nas áreas «dos cuidados continuados integrados (domiciliários), apoio domiciliário em Saúde, promoção do Aleitamento Materno, promoção da Saúde em Meio Escolar, desenvolvimento do programa de inserção do rendimento social e promoção do projecto «vivendo e aprendendo…com da diabetes tipo 2», destaca a Coordenadora da UCC Al-Buhera.

 

fatima_cabrita_2.jpgReconhecendo que a equipa de cuidados continuados «é um dos projectos de maior relevo, pelos princípios que preconiza, pela natureza de cuidados e pelas respostas que oferece à população através dos seguintes perfis: médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de serviço social e a partir de agora com a constituição da unidade os utentes integrados nesta equipa dispõem da intervenção do terapeuta da fala», a Enf. Fátima Cabrita aproveita no entanto para destacar a implementação do projecto «Vivendo e aprendendo…com a diabetes tipo 2», que pretende «contribuir para melhorar as competências do cidadão diabético no conhecimento da doença e da auto-vigilância».

 

Por outro lado, a Coordenadora da UCC Al-Buhera explica que, além das actividades na área da prestação de cuidados, a equipa pretende ainda «implementar um programa de gestão e governação clínica assente no desenvolvimento profissional, na formação e na melhoria contínua da qualidade propondo-se ao mesmo tempo assegurar o enfoque na qualidade, melhorando o desempenho organizacional através da promoção de boas práticas».

 

O horário de funcionamento da UCC Al-Buhera, com sede nas instalações do Centro de Saúde de Albufeira, será das 8 às 20 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados, domingos e feriados o atendimento será das 9 às 16 horas.

 

ucc_al_buhera.jpgDe referir que as Unidades de Cuidados na Comunidade são um novo modelo criado na continuação da reforma dos Cuidados de Saúde Primários que visa melhorar a prestação dos cuidados de saúde e a optimização dos recursos existentes, tendo como missão prestar cuidados de saúde junto da comunidade, proferindo apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário, aproximando ainda mais os serviços de saúde primários aos utentes e garantindo uma maior eficácia e qualidade através do sistema de intersubstituição dos profissionais.

 

Com o inicio de actividade da UCC Al-Buhera, até ao momento no Algarve encontram-se já em funcionamento 9 UCC’s: a UCC de Faro, a UCC Infante em Lagos, a UCC Sto António de Arenilha em Vila Real de Sto António, a UCC Olhar + em Olhão e São Brás de Alportel, a UCC Talabriga em Tavira, a UCC Dunas em Portimão, a UCC Rio Arade em Silves e a UCC Gentes de Loulé.

Mais informações: Missão para os Cuidados de Saúde Primários – Ponto de Situação UCC’s

ucc_al_buhera_1.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão