rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Unidade de Cuidados na Comunidade Dunas iniciou actividade em Portimão

ucc_dunas_portimao.jpgA Unidade de Cuidados na Comunidade Dunas iniciou a sua actividade no dia 2 de Dezembro de 2010, constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento, com sede nas instalações do Centro de Saúde de Portimão, tendo como missão prestar cuidados de saúde, apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário e comunitário em todo o concelho de Portimão. Esta é a sexta UCC a entrar em funcionamento na região do Algarve.

ucc_dunas_portimao.jpgA Unidade de Cuidados na Comunidade Dunas iniciou a sua actividade no dia 2 de Dezembro de 2010, constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento, com sede nas instalações do Centro de Saúde de Portimão, tendo como missão prestar cuidados de saúde, apoio psicológico e social, de âmbito personalizado, domiciliário e comunitário em todo o concelho de Portimão. Esta é a sexta UCC a entrar em funcionamento na região do Algarve.

 

Formada por uma equipa multiprofissional composta por 31 profissionais (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos de serviço social, psicólogos, higienista oral, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala e assistentes operacionais), esta unidade funcional, sob a coordenação da Enf. Cristina Sousa, estará ao serviço da comunidade, abrangendo «todos os utentes do concelho de Portimão e na área dos cuidados continuados integrados também os utentes do concelho de Monchique».

ucc_dunas_portimao_2_cristina_sousa.jpgActuando no âmbito comunitário, sempre em estreita articulação com as restantes equipas funcionais, este novo modelo organizacional pretende prosseguir e melhorar os objectivos globais na prestação de cuidados de qualidade e dessa forma contribuir para a promoção da saúde e a prevenção da doença.

Desta forma, esta nova unidade irá prestar cuidados de saúde nas áreas «dos cuidados continuados integrados, da Saúde Escolar, na intervenção precoce, do projecto de intervenção em Aleitamento Materno com o cantinho da amamentação e a participação na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens», enumera a Coordenadora da UCC Dunas, sublinhando que pretendem implementar numa próxima fase mais alguns projectos «na área da obesidade, aproveitando um estágio profissional de um nutricionista, e um projecto na área da investigação que irão iniciar em parceria com o Instituto Jean Piaget na área dos Cuidados Continuados Integrados, ao nível dos cuidadores.»

Uma maior proximidade, mais acessibilidade e uma maior diversidade dos cuidados, são apontados pelos profissionais como as principais mais valias que o utente irá beneficiar com este novo modelo organizacional. «O facto de sairmos do centro de saúde e conseguirmos concretizar as necessidades de saúde da nossa população, estando junto deles é muito importante», frisa a Enf. Cristina Sousa acrescentando que também do lado dos profissionais existem vantagens neste novo modelo pois «permite uma melhor afectação dos recursos humanos», e «ajuda-nos a termos directrizes, a traçarmos objectivos e termos indicadores e uma metodologia de trabalho que nos permite avaliar a qualidade do nosso trabalho e a direccionarmo-nos para metas precisas.»

ucc_dunas_portimao_emilia_guerreiro.jpgQuem partilha da mesma opinião, é a Enf. Emília Guerreiro, também da UCC Dunas e actual Responsável pelo projecto de Cuidados Continuados Integrados na UCC, que começando por reconhecer que «os profissionais fecharam-se durante muitos anos dentro das paredes dos Centros de Saúde» sublinha que este novo modelo faz com que os profissionais «vão ao encontro das necessidades dos utentes» e assim «permite-nos uma maior e melhor identificação das suas necessidades e também dos cuidadores».

O horário de funcionamento da UCC Dunas, quer na sede no Centro de Saúde de Portimão assim como na comunidade, será das 8 às 20 horas de segunda a sexta-feira e das 9 às 15 horas aos sábados, domingos e feriados.

ucc_dunas_portimao_eusebio_pacheco.jpgO inicio formal de actividade da UCC Dunas contou com a presença da Directora Executiva do ACES do Barlavento, Dra Rosa Gonçalves e dos membros Conselho Clínico deste ACES e do Vogal do Conselho Directivo da ARS Algarve IP, Dr. Eusébio Pacheco, que aproveitou o momento para agradecer e elogiar o empenho de todos profissionais de saúde envolvidos na unidades de cuidados na comunidade, lembrando que «os profissionais das ucc’s devem ter em mente que o seu trabalho fundamental é aquele que é feito na comunidade, não tanto aqui dentro de quatro paredes, mas lá fora, porque é essa proximidade que nós queremos oferecer aos nossos utentes».

De referir que as Unidades de Cuidados na Comunidade são um novo modelo criado na continuação da reforma dos Cuidados de Saúde Primários que visa melhorar a prestação dos cuidados de saúde e a optimização dos recursos existentes. Com o inicio de actividade da UCC Dunas, até ao momento no Algarve encontram-se já em funcionamento 6 UCC’s: a UCC de Faro, a UCC Infante em Lagos, a UCC Sto António de Arenilha em Vila Real de Sto António, a UCC Olhar + em Olhão e São Brás de Alportel e a UCC Talabriga em Tavira.

ucc_dunas_portimao.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão