Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Unidade de Portimão tem nova consulta de Imunoalergologia

Com início oficial em setembro, mas a funcionar desde julho, a consulta de Imunoalergologia representa uma grande mais-valia para os utentes do Barlavento Algarvio, uma vez que esta especialidade até então não existia na Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve. O acesso a esta consulta faz-se através do médico de família, pelo Centro de Saúde, ou por referenciação do médico assistente de outra especialidade hospitalar.

 

Pedro Morais Silva, médico especialista, responsável pela consulta de Imunoalergologia do Hospital de Portimão, explica que a consulta divide-se em atendimento de adultos e atendimento de crianças com funcionamento e acesso distintos. «Enquanto no caso dos adultos, a referenciação é feita diretamente para a consulta de Imunoalergologia, na Pediatria existe uma referenciação exclusiva dos pediatras, ou seja, os médicos de família não referenciam diretamente uma criança para a consulta de Imunoalergologia, mas sim de pediatria, após a qual, caso seja necessário, há o encaminhamento do doente para a minha consulta. Além disso, estou disponível para receber em consulta, doentes de qualquer outra especialidade do Hospital e desloco-me ao serviço de urgência sempre que necessário», sublinha o clínico.

 

No início de julho, quando assumiu funções, o Dr. Pedro Morais Silva, começou por assegurar a resposta aos pedidos de consulta por referenciação interna hospitalar. Até meados de setembro, só através da referenciação para consulta proveniente de outros serviços Hospitalares foram efetuadas cerca de 80 consultas de adultos e outras tantas pediátricas. A partir de setembro, começaram a ser recebidos os pedidos dos Centros de Saúde, que vão agora começando a ser agendados.

 

Uma componente importante da consulta de Imunoalergologia é a realização de testes cutâneos por picada, exame de referência para o diagnóstico de alergia respiratória, medicamentosa e alimentar. Estes testes já se faziam no serviço de Exames Especiais pelas especialidades de Otorrinolaringologia e de Pneumologia e a sua realização foi agora estendida à consulta de Pediatria. Este exame é assegurado pela equipa de Enfermagem dos serviços de Exames Especiais (onde decorre a consulta dos adultos) e Pediatria, que dedicam uma parte do seu trabalho ao apoio direto à consulta de Imunoalergologia.

Fonte: Centro Hospitalar do Algarve, polo de Portimão
Voltar
RSE - Area Cidadão