rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Unidades de Cuidados de Saúde Primários da Região do Algarve promovem ações de sensibilização no Dia Mundial da Alimentação

imagem

As Unidades de Cuidados na Comunidade de Albufeira, Loulé e Olhão (UCC Al-Buhera; UCC Gentes de Loulé e UCC Olhar Mais), a Unidade de Saúde Familiar (USF) Âncora em Olhão, unidades integrantes do Agrupamento de Centros de Saúde(ACES) Central e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Silves (UCC Rio Arade), do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento, vão promover, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, um conjunto de atividades de promoção da alimentação e estilos de vida saudável dirigidas à população em geral. Entre as ações de sensibilização destacam-se os cuidados a ter com o sal, cozinhar de forma saudável e saborosa em tempos de crise, a tradição da tiborna e como viver mais sem medicamentos. 

 

imagem

As Unidades de Cuidados na Comunidade de Albufeira, Loulé e Olhão (UCC Al-Buhera; UCC Gentes de Loulé e UCC Olhar Mais), a Unidade de Saúde Familiar (USF) Âncora em Olhão, unidades integrantes do Agrupamento de Centros de Saúde(ACES) Central e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Silves (UCC Rio Arade), do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento, vão promover, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, um conjunto de atividades de promoção da alimentação e estilos de vida saudável dirigidas à população em geral. Entre as ações de sensibilização destacam-se os cuidados a ter com o sal, cozinhar de forma saudável e saborosa em tempos de crise, a tradição da tiborna e como viver mais sem medicamentos. 

 

 

ARS Algarve IP participa no projeto da DECO «Comer Bem é Mais Divertido»

 

comer_bem_divirtido_deco.jpgA ARS Algarve,IP é um dos parceiros do Projeto «comer bem é mais divertido» da Deco – Delegação Regional do Algarve, desenvolvido em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo, Escola Superior de Saúde da UALG, Departamento de Engenharia Alimentar do Instituto Superior de Engenharia da UALG,  AIHSA – Associação de Industriais Hoteleiros, Restauração e Bebidas, Escola Básica Afonso III de Faro e o Mercado Municipal de Faro, com o objetivo de alertar as crianças para a importância das escolhas alimentares mais saudáveis no dia-a-dia.  

Assim sendo, no âmbito deste projeto, terá lugar no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro,  nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve uma aula de cozinha com alunos do 2º ciclo da Escola Afonso III em Faro para ensinar os mais novos a preparar pratos saudáveis, económicos e divertidos.

No dia 20 de outubro, será realizada uma sessão de Show Cooking no Mercado Municipal de Faro com alguns alunos da Escola Afonso III que, auxiliados pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, vão preparar uma refeição saudável nutritiva e divertida.

Nestas iniciativas da DECO, a ARS Algarve IP marcará presença com a participação da Dra Teresa Sancho, nutricionista do Departamento de Saúde Pública e Planeamento e Coordenadora do Programa Regional de Combate à Obesidade Infantil no Algarve, através da apresentação de uma proposta alimentar saudável.

 

UCC Al-Portellus sensibiliza alunos escolares para hábitos alimentares saudáveis

A equipa de Saúde Escolar da UCC Al-Portellus em São Brás de Alportel (ACES Central), no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, assinala esta data com os alunos do 5º e 6º ano do ensino especial da Escola E.B 2,3 Bernardo Passos, através da exposição de trabalhos realizados pelos alunos alusivos à data. Estas atividades decorrerão até o final do mês.

A realização de jogos terapêuticos terá como objetivos principais: identificar o que pensam, o que sentem, o que vivem e sofrem os alunos; desenvolver com eles um caminho sobre esta prática como um procedimento ordenado e evolutivo; remodelando e redimensionando, incluindo novos elementos que permitem explicar e compreender os processos vivenciados.

A equipa da UCC Al-Portellus intervém ainda junto aos alunos do 9º ano através de sessões educativas, fomentando hábitos alimentares saudáveis, capacitando assim os jovens na tomada de decisão consciente e responsável ao nível do comportamento alimentar.

A forma como a obesidade, o estigma e o preconceito contra a pessoa obesa podem estar presentes nas relações entre os alunos de uma forma encoberta é vista e tratada em crianças e adolescentes como comportamentos de bullying.

Estas ações têm como objetivo que a criança e o jovem ao deixar a escola sejam capazes de cuidar da sua própria saúde e da dos seus semelhantes, adotando estilos de vida saudáveis que permitam o desenvolvimento global das suas capacidades e facultem intervenções adequadas dentro do contexto histórico e social da comunidade em que se insere.

 

UCC Rio Arade promove ações de sensibilização para a alimentação saudável

 

ucc_rio_arade.jpgA Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Rio Arade, em Silves, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, vai realizar ações de sensibilização junto da população de Silves com o objetivo de promoção da alimentação saudável.

No dia 15 de outubro, os profissionais desta UCC vão estar presentes no mercado mensal de Silves contando com a presença da unidade móvel de saúde, onde irão disponibilizar informações à população e com esta «redescobrir» lengalengas, adivinhas e provérbios populares acerca do tema da alimentação saudável.

No dia 17 de outubro, a biblioteca do Centro de Saúde de Silves, estará aberta aos utentes onde os profissionais da UCC estarão disponíveis para fazerem a avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), tensão arterial, glicemia capilar, e, simultaneamente, partilharem conselhos e sugestões sobre alimentação e estilos de vida saudáveis.

 

Ainda no ACES Barlavento, com a intenção de  assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a Dra. Sara Andrade, nutricionista, (URAP – CS Lagos) preparou  para os profissionais deste ACES  uma apresentação em PowerPoint de maneira a lembrar o dia a todos e, simultaneamente, sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável. 

Trata-se de uma pequena apresentação com conselhos muito simples que será divulgada junto de todos os contactos de e-mail dos profissionais do ACES do Barlavento e que poderá também funcionar como instrumento de trabalho complementar para a sua prestação de cuidados de saúde.

 

 

 UCC Al-Buhera sensibiliza jovens para a importância da Alimentação Saudável

Os profissionais da equipa de Saúde Escolar da UCC Al-Buhera (ACES Central), no âmbito do Dia Mundial imagemda Alimentação, desenvolvem atividades integradas nos gabinetes de informação e apoio ao aluno em todas as escolas básicas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário do concelho de Albufeira entre os dias 8 e 19 de outubro de 2012.

Estas ações têm como objetivo aumentar a literacia na comunidade educativa, promover hábitos alimentares saudáveis e capacitar os jovens na tomada de decisão consciente e responsável ao nível do comportamento alimentar.

O Dia Mundial da Alimentação é assinalado nas escolas através da projeção de um vídeo alusivo à alimentação saudável, que decorre nos locais mais frequentados pelos alunos, nomeadamente salas de convívio, bibliotecas e refeitório/bar.

 

UCC Gentes de Loulé organiza Palestra «Alimentação Saudável em tempos de crise»

imagemA Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Gentes de Loulé organiza uma palestra intitulada «Alimentação saudável em tempos de crise» na Biblioteca Municipal de Loulé, pelas 14:00 horas, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de outubro. A entrada é livre e gratuita.

A palestra, destinada ao público em geral, terá como palestrantes Dra. Lisa Cartaxo, Dietista do Centro de Saúde de Loulé, e Tiziana Pereira, Estagiária do 4º Ano do curso de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Com o intuito de informar a população sobre uma alimentação equilibrada também em termos económicos, disponibilizar-se-á também um livro de «Receitas saudáveis, saborosas e económicas», de autoria das profissionais de saúde, para os participantes na sessão.

 

imagemLivro «Receitas saudáveis, saborosas e económicas»

 

 

USF Âncora promove Workshop «Viver mais sem medicamentos»

 

A Unidade de Saúde Familiar Âncora, em Olhão, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, vai assinalar o Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro, com a realização de um Workshop «Viver mais sem medicamentos», dirigido a todos os utentes da unidade e à população em geral, com o objetivo de fornecer alguns conselhos simples que podem prolongar a Vida e prevenir muitas Doenças, sem a utilização de medicamentos.

O Workshop será realizado na sala de espera da USF, tendo inicio previsto para as 10 horas, e será dividido por três atividades:

«Menos Sal Mais Sabor a Vida» é o tema da ação de demonstração culinária ao vivo com a presença de um chef de cozinha e uma nutricionista, seguido de uma prova de degustação;

«Pequenos Prazeres» – apresentação do Dr. João Luís, médico da USF, sobre o valor nutritivo do chocolate, café e vinho tinto;

«IMC25» – espaço dedicado à avaliação do índice de massa corporal, onde as enfermeiras da USF vão pesar e medir os utentes e transmitir informação com conselhos úteis.

Esta atividade visa sobretudo sensibilizar a população de «que há maneiras de dar mais anos de vida às pessoas sem medicamentos», destaca o Dr. João Luís, médico de família da USF Âncora, acrescentando que estas ações servem para desmistificar algumas ideias preconcebidas, pois, «fala-se muito em medicalização das pessoas, e não se fala tanto das medidas alimentares que as pessoas podem e devem fazer, e que está provado cientificamente, que dão anos de vida às pessoas».

Assim sendo, aproveitando as comemorações do Dia Mundial da Alimentação, surgiu «esta ideia interessante» de realizar um Workshop que englobe as vertentes: alimentação e estilos de vida saudável como forma de diminuir o consumo de medicamentos.  

«Vamos ter um cozinheiro e uma nutricionista que vão ensinar a cozinhar com menos sal. Simultaneamente, vou expor um outro tema denominado «Os pequenos prazeres», com a apresentação de um slide show, focando o valor nutritivo de três alimentos que, consumidos nas doses adequadas, poderão prolongar a vida e que nos dão prazer: chocolate, café e o vinho tinto. Vamos ter ainda uma terceira ação – o canto do IMC25, onde as nossas enfermeiras vão fazer a avaliação do índice de massa corporal e dar alguns conselhos para controlar o peso e manter o IMC ideal. No final das ações haverá uma prova de degustação», explica o Dr. João Luís convidando todos os utentes da USF e população em geral a participar nesta iniciativa.

 

UCC Olhar Mais promove ação/convívio sobre a tradição da tiborna

 

tiborna_ucc_olhar_mais_2012.jpgA Unidade de Cuidados da Comunidade Olhar Mais vai realizar, nos dias 15 e 16 de outubro, uma ação de sensibilização, dirigida a profissionais e utentes, para a importância da tiborna enquanto prática alimentar saudável.   

Este evento/convívio «à volta da tiborna», será realizado nas salas de espera do Centro de Saúde de Olhão, com a degustação de algumas receitas da tiborna (azeite com alho, azeite com orégãos, azeite com laranja, azeite com limão), pretendendo, simultaneamente, fomentar a troca de informação sobre os benefícios do pão e do azeite na alimentação e a partilha de conhecimentos sobre os aspetos culturais e nutritivos da tiborna.

No dia 15 a ação será dirigida a todos os profissionais do Centro de Saúde com vista a promover as relações interpessoais em contexto de trabalho. Enquanto que, no dia 16, a ação estende-se a todos os utentes do Centro de Saúde, onde os elementos da equipa da UCC vão percorrer os vários espaços de atendimento médico e de enfermagem do Centro de Saúde convidando os utentes a participar na prova de degustação das várias receitas da tiborna.

De referir que a UCC Olhar Mais, ainda no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, à semelhança do ano anterior, irá sensibilizar a Comunidade Educativa do Concelho de Olhão acerca das vantagens de uma alimentação saudável e da problemática da fome e escassez económica, que está a atingir cada vez mais o Concelho e o País. Neste sentido, a equipa solicitou aos alunos que contribuam doando alimentos, que posteriormente serão recolhidos pelas escolas e oferecidos ao Banco Alimentar contra a Fome.

Consultar: imagemFolheto informativo da UCC Olhar Mais-  Tiborna – A Tradição Saudável

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão