Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Unidades de cuidados de saúde primários do Algarve promovem ações de sensibilização no Dia Mundial da Diabetes

A ARS Algarve, através das unidades de cuidados de saúde primários da Região, assinala o dia 14 de novembro com ações de sensibilização sobre a diabetes destinadas à população.

«Semana da diabetes 2013 em Tavira»

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Talabriga, unidade integrante do ACES Sotavento, realiza a «Semana da diabetes 2013 em Tavira» entre os dias 11 a 17 de Novembro de 2013, para celebrar o dia mundial da diabetes em Tavira. Esta iniciativa insere-se nos projetos «viver bem com a diabetes» e «dias comemorativos» dinamizados pela UCC Talabriga.

 Assim sendo, durante esta semana serão realizadas as seguintes atividades:

– «Iluminação em Azul do Edifício dos Paços do Conselho – Câmara Municipal de Tavira» durante a semana de 11 a 17 de Novembro de 2013.

– Realização de «Marcha Corrida pela Diabetes»,  no domingo dia 17 de Novembro 2013 às 10 horas, no Parque de Lazer da Conceição de Tavira, através de parceria entre a U.C.C. Talabriga e a Divisão de Ambiente e Desporto da CMT.

– Realização de um  «Circulo Humano Azul pela Diabetes» após a marcha corrida de dia 17 de Novembro de 2013 , no Parque de Lazer da Conceição de Tavira.

A semana da diabetes em Tavira pretende sensibilizar e consciencializar a população em geral para a prevenção e controlo da diabetes e promoção da cidadania saudável.

De destacar que a UCC Talabriga é uma das candidatas à campanha alusiva ao dia mundial da diabetes da Internacional Diabetes Federation 2013 (IDF), através da campanha  «take a step for diabetes». Neste âmbito, a UCC Talabriga, em parceria com a Câmara Municipal de Tavira, promoverá 18.500 passos pela diabetes encontrando-se em 35 º lugar entre 200 candidaturas ao IDF. Esta candidatura será também divulgada e promovida a nível mundial através do IDF.

 

UCC Gentes de Loulé assinala o Dia Mundial da Diabetes com caminhada e ação de promoção de estilos de vida saudável junto da população

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Gentes de Loulé, unidade integrante no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, promove no dia 14 de novembro uma Caminhada aberta à participação da comunidade louletana, de diabéticos e seus familiares (e todas as pessoas interessadas em prevenir/ gerir a diabetes) no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes.

Antes da caminhada, que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Loulé, do Projeto Akreditar+ (Fundação António Aleixo) e da Aprendizarte, será dinamizado pelos profissionais de saúde da UCC Gentes de Loulé, a avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e perímetro abdominal e a aplicação do questionário «Avaliação do Risco de Diabetes tipo 2» para indivíduos não diabéticos com posterior aconselhamento.

O foco desta atividade será aumentar a consciencialização da população em geral acerca da doença e estratégias de prevenção da diabetes, como a alimentação saudável e a atividade física.

 

«Hábitos de vida saudável» no Barlavento

Prevenção cardiovascular e diabetes, o papel da atividade física na promoção da saúde, a acessibilidade aos cuidados de saúde primários no Concelho do Vila do Bispo são as temáticas em destaque nos próximos dias 14 e 26 de novembro em duas sessões de sensibilização promovidas junto da população, pelo Centro de Saúde do Vila do Bispo, unidade integrante do ACES Barlavento, em colaboração com a autarquia, no âmbito da Rede Social.

A população do Barão de São Miguel terá a oportunidade de ouvir os oradores (médico e fisioterapeuta) no dia 14 de novembro, às 10:30 horas, na Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel.

A ação tem lugar no dia 26 de novembro, às 10:30 horas, no auditório do Centro cultural de Vila do Bispo, destinando-se à população das freguesias de Vila do Bispo e Budens.

 

ARS Algarve IP
Voltar
RSE - Area Cidadão