rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

USF Al-Gharb e UCC de Faro assinalaram Dia Mundial dos Avós

«Gerações a rir» foi o mote para sessão de Terapia do Riso, promovida em conjunto pela USF Al-Gharb e a UCC Faro, unidades integrantes do ACES Central, no passado dia 26 de julho de 2013, para comemorar o Dia Mundial do Avós, visando a promoção e reforço das relações harmoniosas entre gerações, através do riso, enquanto técnica promotora de Bem-Estar e Saúde Mental.

Inspirada em poemas e contos infantis tendo como tema «Tudo ao Contrário!», a sessão, que no ginásio do Centro de Saúde de Faro, foi dinamizada pelos profissionais da USF Al-Gharb e UCC de Faro, nomeadamente, a Enfª Arlete, Enfª Filomena, Enf. João e Assistente Administrativa Estela, e contou com participação de cerca de uma dezena de avós (dos 59 aos 73 anos) e netos (5 e 6 anos), utentes da USF Al-Gharb.

«Comer pelos pés ao invés de pela boca», «andar ao contrário», «chorar a rir», como «ajudar os avós a vestirem-se», «dar castigos aos adultos que se portaram mal» e «o abraço da reconcialiação» foram algumas das situações criadas durante a sessão através da inversão de papeis entre avós e netos.

A atividade terminou com a história «O Canguru que Saltava para Trás», que para além de seguir o tema da sessão, que numa vertente pedagógica, ensina que afinal características diferentes nos fazem ser únicos e especiais.

No final tanto os adultos com as crianças mostraram-se bastante satisfeitos e «bem dispostos» com a sessão, reforçando a importância deste tipo de ações para fomentar o convívio entre as diferentes gerações.

Mais informações: Terapia do Riso – UCC de Faro

Voltar
RSE - Area Cidadão