Apoio Psicológico a utentes e profissionais covid -19
banner_receitas poéticas
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_verao&saude_sns
banner_vacinacao_covid
covid_regras_2
banner_GABINETESAUDEMENTAL_covid19_3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

USF Ria Formosa assinala Dia Mundial da Diabetes com ação de sensibilização «Uma Alimentação Saudável começa com o pequeno-almoço»

«Um«Uma Alimentação Saudável começa com o pequeno-almoço» é o mote de duas ações de sensibilização promovidas pela Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa, do Agrupamento Centros de Saúde Central, em colaboração com o Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve IP – Nutrição, para assinalar o Dia Mundial da Diabetes no dia 14 de novembro na sede da unidade em Faro e no dia 21 de novembro no pólo de Montenegro.

Seguindo o lema da Federação Internacional da Diabetes para o triénio 2014-2016 «Vida Saudável e Diabetes», a USF Ria Formosa associa-se às comemorações do Dia Mundial da Diabetes com a realização de um conjunto de atividades dirigidas à comunidade em geral sobre a importância do pequeno-almoço no dia 14 de novembro na sede da USF em Faro (Rua de Portugal) e no dia 21 de novembro no pólo de Montenegro.

Nestes dias a equipa da USF Ria Formosa vai disponibilizar a todos os seus utentes vários alimentos representativos de um pequeno-almoço saudável e equilibrado à base da dieta mediterrânica, assim como flyers informativos alusivos ao tema, seguindo-se uma sessão de formação sobre a importância do pequeno-almoço dirigida a utentes com diabetes, dinamizada pela nutricionista do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve IP, Dra. Teresa Sancho.

A equipa da USF Ria Formosa salienta que todos os dias são Dia Mundial da Diabetes, no que toca à assistência clínica diária aos seus utentes, na sua educação, no seu bom controle, na prevenção e redução de complicações, na motivação e apoio constantes por parte de toda a sua equipa: «Porque unidos, somos mais fortes!»

O Dia Mundial da Diabetes é assinalado a 14 de novembro, dia em que nasceu o cientista Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, descobriu a insulina em 1921. É a maior campanha a nível mundial de consciencialização sobre a diabetes, liderada pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) e todas as associações que a compõem.

Esta data foi criada em 1991 pela IDF conjuntamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS) como resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo. Tornou-se, em 2007 o dia oficial das Nações Unidas, após consagração da Resolução 61/225.

Voltar
RSE - Area Cidadão