rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

USF Ria Formosa em Faro inaugurada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

usf_ria_formosa_equipa.jpgA Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa foi oficialmente inaugurada a 30 de Abril pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro. Com a sede na Rua de Portugal, nº 57-A R/C em Faro e um pólo na freguesia do Montenegro, a USF Ria Formosa reúne uma equipa multidisciplinar composta por sete médicos, oito enfermeiros e sete administrativos, tendo como Coordenador o Dr. António José Milheiras Rodrigues e irá abranger cerca de 12 mil utentes.

 

usf_ria_formosa_equipa.jpgA Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa foi oficialmente inaugurada a 30 de Abril pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro. Com a sede na Rua de Portugal, nº 57-A R/C em Faro e um pólo na freguesia do Montenegro, a USF Ria Formosa reúne uma equipa multidisciplinar composta por sete médicos, oito enfermeiros e sete administrativos, tendo como Coordenador o Dr. António José Milheiras Rodrigues e irá abranger cerca de 12 mil utentes.

 

 

A possibilidade de trabalhar em equipa de forma autónoma, eficaz, organizada e com avaliações periódicas de modo a prestar cuidados de saúde de forma mais personalizada e humanizada são algumas das razões apontadas pelo Coordenador da USF Ria Formosa para terem decidido avançar para a constituição da USF, sublinhando que este modelo «é um passo positivo, era fundamental que se criassem grupo autónomos, com responsabilidades e com avaliações de qualidade e quantidade».

 

usf_ria_formosa_1.jpgCom o horário de funcionamento das 8 às 20 horas nos dias úteis, aos sábados e domingos das 8 às 14 horas, a USF Ria Formosa iniciou formalmente a sua actividade no passado dia 15 de Março, oferecendo a todos os seus utentes um vasto conjunto de actividades expressas no seu plano de acção, de modo a garantir mais acessibilidade, maior proximidade e maior qualidade nos cuidados de saúde.

 

Além dos utentes inscritos na USF Ria Formosa, «vamos também observar todas as crianças do concelho de Faro sem médico de família, vão ser aqui observadas todas as grávidas do concelho de Faro que não tenham médico de família, todas as mulheres que pretendam a realização da consulta de planeamento familiar e que não tenham médico de família também vão ser observadas aqui», garantiu o Dr. António José Milheiras Rodrigues, realçando que «no ano passado esta equipa, embora ainda não como USF, observou mais de 800 mulheres».

 

usf_ria_formosa_3.jpg«Respondendo a um desafio lançado pelo nosso Director do ACES Central, vamos também empenhar-nos no projecto da ARS Algarve IP do rastreio do cancro do colo do útero», anunciou também o Coordenador da USF durante a cerimónia de inauguração que contou com a presença dos membros do Conselho Directivo da ARS Algarve IP, da Direcção do ACES Central, de representantes dos conselhos de administração do Hospital de Faro e do CHBA, de representantes dos diversos serviços da ARS Algarve IP, da Governadora Civil de Faro, Dra Isilda Gomes e da Vereadora da Câmara Municipal de Faro, Dra Alexandra Gonçalves.

 

O Coordenador da USF Ria Formosa garantiu ainda que «a formação e a investigação serão também uma forte aposta da unidade», e a prova disso é que «temos neste momento nesta USF oito pessoas em formação, quatro internos da especialidade de medicina interna e familiar, dois alunos de enfermagem, dois alunos de medicina.»

 

usf_ria_formosa_2.jpgO Secretário do Estado Adjunto e da Saúde, Dr Manuel Pizarro destacou a importância da reforma dos cuidados de saúde primários na crescente melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde, sublinhando que «os cuidados de saúde primários são um aspecto essencial, porque são o único espaço onde nós podemos combinar de modo adequado a proximidade aos cidadãos com a qualidade, por isso nós temos investido tanto neste reforma dos cuidados de saúde primários, como a principal prioridade de acção do governo na área da saúde».

 

«O sistema de saúde não tem como único objectivo tratar pessoas doentes, isso era uma visão do passado de há uma décadas atrás, hoje o objectivo é muito diferente é prevenir a doença e promover a saúde, isso só é possível com cuidados de saúde de proximidade que estejam muito abertos aos cidadãos, que tenham grande qualidade e grande motivação e grande diferenciação dos profissionais, por isso a aposta nos cuidados de saúde primários é uma aposta essencial, decisiva.», concluiu o Dr Manuel Pizarro.

 

usf_ria_formosa_4.jpgCom a entrada em funcionamento da USF Ria Formosa são já nove as Unidades de Saúde Familiar na região do Algarve, que abrangem mais de 100 mil utentes, envolvendo 184 profissionais, dos quais: 62 médicos, 64 enfermeiros e 58 administrativos, e que permitiram dar médico de família a mais de 16 mil utentes na região do Algarve.

 

De referir que além da USF Ria Formosa, encontram-se em actividade a USF Âncora em Olhão (2006), a USF Al-Gharb em Faro (2007), a USF Balsa em Tavira (2007), a USF Mirante em Olhão (2008), a USF Monchique (2008), a USF Farol em Faro (2009), a USF Albufeira (2009) e a USF Guadiana em Vila Real de Santo António/Castro Marim (2009).

 

Consultar: Mais Fotografias da inauguração da USF Ria Formosa

 

usf_ria_formosa_equipa.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão