rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

V Congresso Cientifico ANL debate futuro do sector

Profissionais do sector das análises clinicas e diagnóstico laboratorial reuniram-se nos dias 23 e 24 de maio de 2014 em Vilamoura no V Congresso Cientifico da Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos (ANL), para partilharem conhecimentos sobre os mais recentes avanços científicos, as novas técnicas e metodologias nas diversas valências dos laboratórios de análises clínicas e simultaneamente reflectirem sobre o futuro e os desafios que se colocam actualmente ao sector.

No decorrer da sessão oficial de abertura, na presença do presidente da ANL, Dr. José Chaves, do presidente do congresso, Prof. Germano de Sousa, do representante do Reitor da Universidade do Algarve, Dr. Rui Cabral e Silva, do representante da Câmara Municipal de Loulé, e do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, IP, Dr. Moura Reis, o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, aproveitou o momento para destacar o papel desempenhado pela Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos enquanto parceiro do Estado e a importância deste sector dos convencionados no Sistema Nacional de Saúde.

Por seu lado, o Presidente da ARS Algarve IP, Dr. Moura Reis, congratulando a comissão organizadora pela escolha da Região do Algarve para a realização do congresso, destacou o «programa de elevada qualidade científica», salientando «não só a componente formativa, mas, simultaneamente, os espaços de debate e reflexão sobre o futuro e os desafios que actualmente se colocam ao sector das análises clinicas e diagnóstico laboratorial».

O «Diagnóstico pré-natal e patologia molecular», a «Tuberculose – contributos para a resolução de um problema de saúde pública», a «Política da Saúde e futuro do sector privado no quadro do SNS», o «Laboratório e medicina baseada na evidência», a «Gestão e governação», a «Qualidade e financiamento» e  os «Laboratórios e desafios futuros», são alguns dos temas em debate durante o congresso que inclui várias mesas redondas e um conjunto de simpósios de hematologia, microbiologia, imunologia e bioquímica.

Mais informações : V Congresso Cientifico da ANL

Voltar
RSE - Area Cidadão