rastreio retinopatia diabética
Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
i035812
banners_antibioticos2022
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
previous arrow
next arrow

«Vacinação. A tua melhor jogada!» – adeptos que viajem ao Mundial de 2014 do Brasil devem verificar se têm vacinas em dia

Os adeptos que viajem para o Brasil durante o Mundial de Futebol devem verificar se têm as vacinas em dia para evitar contagiar e/ou serem contagiados por doenças altamente infecciosas, designadamente, o sarampo, a rubéola e/ou outras doenças evitáveis ​​por vacinação. O apelo da Organização Panamericana de Saúde, sob o lema «Vacinação. A tua melhor jogada!», surge no âmbito das celebrações da Semana Anual da Vacinação nas Américas que se assinala entre 26 de abril e 3 de maio.

O tema foi escolhido para «destacar a importância de estar protegido contra as doenças evitáveis mediante vacinação, em particular o sarampo e a rubéola, durante a próxima edição do campeonato do Mundo de futebol no Brasil», referiu a assessora regional do programa de imunização da Organização Panamericana de Saúde, Alba María Ropero, citada pela agência de notícias EFE.

Segundo a Organização Panamericana de Saúde, o Mundial de futebol, que começa a 12 de junho e que decorre em 12 cidades brasileiras, pode tornar-se num «caldo de cultivo» propício para que surjam doenças que, de facto, já não são endémicas na região há anos. «No entanto, o sarampo continua a circular a nível mundial e em países como o Brasil, o Canadá, o Equador e os Estados Unidos foram notificados casos vinculados a importações», alertou a representante regional do programa de imunização da Organização Panamericana de Saúde, citada pela agência Lusa, acrescentando que «a precaução justifica-se, visto que dos 32 países cujas seleções participam no Mundial de 2014, 19 notificaram casos de sarampo em 2013».

«A Semana da Vacinação é uma oportunidade de preparação para enfrentar este desafio e proteger os progressos da região, incluindo os esforços para intensificar as atividades de vacinação orientadas para os viajantes e outros grupos de alto risco, como os trabalhadores da saúde, do turismo, jornalistas», destacou a especialista, lembrando que outros eventos desportivos como «os Jogos Olímpicos de inverno de Vancouver em 2010 ou o Mundial de Futebol na África do Sul, no mesmo ano, ficaram associados a grandes números de casos de sarampo no Canadá, Argentina e Brasil».

Mais informações: Vaccination Week in the Americas, 26 April – 3 May 2014:  http://www.paho.org/vwa/

Mais informações e materiais informativos sobre Vacinação: clique aqui.

Para mais informações sobre a Semana Europeia da Vacinação 2014, consulte o site: Direção Geral da Saúde

Fonte: Lusa

Voltar
RSE - Area Cidadão