Vacinas contra a Gripe sazonal Outono/Inverno 2009/2010 já estão disponíveis
A ARS Algarve, IP, recomenda a vacinação criteriosa dos grupos populacionais prioritários: Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; Doentes crónicos e imunodeprimidos, com mais de 6 meses de idade; Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.
A ARS Algarve, IP, recomenda a vacinação criteriosa dos grupos populacionais prioritários: Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; Doentes crónicos e imunodeprimidos, com mais de 6 meses de idade; Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.
As pessoas que pertencem aos grupos prioritários para vacinação contra a gripe devem consultar o seu médico assistente e vacinar-se. Podem ainda aconselhar-se com o seu farmacêutico.
As vacinas estão disponíveis desde o dia 15 de Setembro, podendo ser adquiridas nas farmácias com receita médica e devendo ser administradas, preferencialmente, durante o mês de Outubro, mas podendo sê-lo durante todo o Outono e Inverno.
As receitas médicas com prescrição exclusiva de vacina contra a gripe, para a época gripal 2009/2010, emitidas a partir de 1 de Setembro de 2009, são válidas até 31 de Dezembro do corrente ano.
A vacinação contra a gripe sazonal para a época 2009/2010, não confere protecção contra o vírus da gripe A pandémica.
Quem se deve vacinar
Pessoas com alto risco de desenvolver complicações pós-infecção gripal
-
Idade igual ou superior a 65 anos, particularmente se residentes em lares ou outras instituições
-
Residentes ou internados por períodos prolongados em instituições prestadoras de cuidados de saúde, com idade superior a 6 meses
-
Grávidas que, em Outubro, estejam no segundo ou terceiro trimestre da gravidez
-
Doentes, com idade superior a 6 meses, com doenças crónicas cardiovasculares, pulmonares, renais, hepáticas, hematológicas, metabólicas, neuromusculares ou imunitárias
Pessoas com probabilidade acrescida de transmitir o vírus aos grupos acima referidos
-
Coabitantes e prestadores de cuidados a crianças com menos de 6 meses e com risco elevado de desenvolver complicações;
-
No âmbito da saúde ocupacional
Saúde ocupacional
-
Pessoal dos serviços de saúde e de outros serviços prestadores de cuidados com contacto directo com pessoas com alto risco de desenvolver complicações pós-infecção gripal, mesmo que estas estejam vacinadas
Perguntas mais frequentes:
A vacina é eficaz?
Sim. A vacina é a única forma de prevenir a gripe, em 75% das situações evita o aparecimento da gripe, e em 98% dos casos, diminui a gravidade da doença.
Os tratamentos existentes não podem curar a gripe, mas apenas aliviar os sintomas. Daí a importância da vacinação.
Temos que nos vacinar todos os anos?
Sim, uma vez que o vírus varia de ano para ano e a vacina do ano anterior pode não ser eficaz. As vacinas, elaboram-se todos os anos de acordo com o vírus correspondente e a vacinação deve ser realizada todos os anos.
Que efeitos secundários pode ter a vacina?
Poucos e leves. Só 5% das pessoas vacinadas experimentam reacções moderadas no local da injecção (dor, inflamação ou vermelhidão), que desaparecem em um ou dois dias.
Quais são as contra-indicações e precauções à vacina contra a gripe?
-
Antecedentes de uma reacção grave a uma dose anterior da vacina;
-
Antecedentes de reacção anafiláctica a qualquer dos componentes da vacina, nomeadamente aos excipientes ou às proteínas do ovo;
-
Antecedentes de Síndroma de Guillain-Barré nas 6 semanas seguintes a uma dose anterior da vacina são considerados contra-indicação relativa.
A decisão de vacinar deverá ser ponderada caso a caso.
Quando é que me devo vacinar?
Em Portugal a incidência máxima da gripe ocorre geralmente no Inverno. Por essa razão a vacinação deve ser feita no Outono, os meses mais apropriados são os do Outono e Inverno.
Qual é a dose de vacina necessária?
É necessária apenas uma dose (uma injecção). Salvo indicação médica.
Posso ser vacinado para a gripe conjuntamente com outras vacinas?
Não há nenhum problema em administrar a vacina da gripe com outras vacinas. No entanto devem ser aplicadas em partes diferentes do corpo e em seringas diferentes.
