rastreio retinopatia diabética
Banner_SemanaTeste_2022
banners_antibioticos2022
i035812
folheto_rastreio_retinopatia_BANNER2
banners_site2017_mamografia3
banner_obrigado_covid19
previous arrow
next arrow

Vacinas contra a Gripe sazonal Outono/Inverno 2009/2010 já estão disponíveis

imagem A ARS Algarve, IP, recomenda a vacinação criteriosa dos grupos populacionais prioritários: Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; Doentes crónicos e imunodeprimidos, com mais de 6 meses de idade; Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

 

 

 

 

 

imagem A ARS Algarve, IP, recomenda a vacinação criteriosa dos grupos populacionais prioritários: Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; Doentes crónicos e imunodeprimidos, com mais de 6 meses de idade; Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

 

 

 

 

 

 

As pessoas que pertencem aos grupos prioritários para vacinação contra a gripe devem consultar o seu médico assistente e vacinar-se. Podem ainda aconselhar-se com o seu farmacêutico.

 

As vacinas estão disponíveis desde o dia 15 de Setembro, podendo ser adquiridas nas farmácias com receita médica e devendo ser administradas, preferencialmente, durante o mês de Outubro, mas podendo sê-lo durante todo o Outono e Inverno.

As receitas médicas com prescrição exclusiva de vacina contra a gripe, para a época gripal 2009/2010, emitidas a partir de 1 de Setembro de 2009, são válidas até 31 de Dezembro do corrente ano.

 

A vacinação contra a gripe sazonal para a época 2009/2010, não confere protecção contra o vírus da gripe A pandémica.

 

Quem se deve vacinar

 

Pessoas com alto risco de desenvolver complicações pós-infecção gripal

 

  • Idade igual ou superior a 65 anos, particularmente se residentes em lares ou outras instituições
  • Residentes ou internados por períodos prolongados em instituições prestadoras de cuidados de saúde, com idade superior a 6 meses
  • Grávidas que, em Outubro, estejam no segundo ou terceiro trimestre da gravidez
  • Doentes, com idade superior a 6 meses, com doenças crónicas cardiovasculares, pulmonares, renais, hepáticas, hematológicas, metabólicas, neuromusculares ou imunitárias

 

Pessoas com probabilidade acrescida de transmitir o vírus aos grupos acima referidos

 

  • Coabitantes e prestadores de cuidados a crianças com menos de 6 meses e com risco elevado de desenvolver complicações;
  • No âmbito da saúde ocupacional

 

Saúde ocupacional

 

  • Pessoal dos serviços de saúde e de outros serviços prestadores de cuidados com contacto directo com pessoas com alto risco de desenvolver complicações pós-infecção gripal, mesmo que estas estejam vacinadas

 

Perguntas mais frequentes:

 

A vacina é eficaz?

 

Sim. A vacina é a única forma de prevenir a gripe, em 75% das situações evita o aparecimento da gripe, e em 98% dos casos, diminui a gravidade da doença.

Os tratamentos existentes não podem curar a gripe, mas apenas aliviar os sintomas. Daí a importância da vacinação.  

 

Temos que nos vacinar todos os anos?

 

Sim, uma vez que o vírus varia de ano para ano e a vacina do ano anterior pode não ser eficaz. As vacinas, elaboram-se todos os anos de acordo com o vírus correspondente e a vacinação deve ser realizada todos os anos.

 

Que efeitos secundários pode ter a vacina?

 

Poucos e leves. Só 5% das pessoas vacinadas experimentam reacções moderadas no local da injecção (dor, inflamação ou vermelhidão), que desaparecem em um ou dois dias.   

 

Quais são as contra-indicações e precauções à vacina contra a gripe?

 

  • Antecedentes de uma reacção grave a uma dose anterior da vacina;
  • Antecedentes de reacção anafiláctica a qualquer dos componentes da vacina, nomeadamente aos excipientes ou às proteínas do ovo;
  • Antecedentes de Síndroma de Guillain-Barré nas 6 semanas seguintes a uma dose anterior da vacina são considerados contra-indicação relativa.

 

A decisão de vacinar deverá ser ponderada caso a caso.

 

Quando é que me devo vacinar?

Em Portugal a incidência máxima da gripe ocorre geralmente no Inverno. Por essa razão a vacinação deve ser feita no Outono, os meses mais apropriados são os do Outono e Inverno. 

 

Qual é a dose de vacina necessária?

É necessária apenas uma dose (uma injecção). Salvo indicação médica. 

 

Posso ser vacinado para a gripe conjuntamente com outras vacinas?

 

Não há nenhum problema em administrar a vacina da gripe com outras vacinas. No entanto devem ser aplicadas em partes diferentes do corpo e em seringas diferentes.

imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão